Meu Filho Está Com Ciúmes. O Que Devo Fazer?

Cabalá na Educação

A Cabalá vem em socorro da crise educacional e parental de hoje

O ciúme entre irmãos é uma reação natural do egoísmo.

Após o nascimento de um irmão mais novo, uma criança mais velha geralmente fica mal-humorada. Ele odeia um novo bebê, sente inveja dele e até tenta machucá-lo.

Esta é uma reação natural do egoísmo. Os pais podem tentar explicar a uma criança mais nova como gostariam que ela se comportasse, mas é impossível exigir dela uma reação correta. Está escrito: “Eduque um rapaz de acordo com seu caminho”. Isso significa que os pais devem compensar o filho mais velho por sua nova posição na família, para que ele sinta que uma boa atitude para com o recém-nascido é vantajosa para ele.

Quando nasce uma criança mais nova, a mãe fica animada porque a família aumentou. Uma criança mais velha deve sentir o mesmo. Como? Por exemplo, ela pode receber um presente “de” um irmão mais novo. Ou seja, uma criança deve ver que um novo bebê permite que ela obtenha algo positivo para seu egoísmo. Caso contrário, o irmão mais velho vai odiar o mais novo, pois sente que a atenção da mãe está voltada para o bebê, todos cuidam do bebê, não dele.

Nas gerações anteriores, o ciúme entre irmãos provavelmente não era tão agudo, porque as pessoas viviam em condições mais modestas, ou os filhos mais velhos tinham mais amigos com quem podiam brincar e, portanto, prestavam menos atenção aos irmãos mais novos. Mas hoje os pais precisam realizar os desejos dos filhos mais velhos, mostrando-lhes que recebem algo de bom graças a um bebê recém-nascido na família.