Estrelas Se Iluminam No Laboratório

272Cientistas americanos fizeram um avanço na pesquisa do processo de fusão termonuclear controlada. Há mais de 60 anos os cientistas lutam com esse problema tentando reproduzir em laboratório a reação nuclear que ocorre naturalmente no Sol e em outras estrelas.

A fusão termonuclear é um processo diretamente oposto à fissão nuclear, que é usada em explosões de bombas atômicas. Se tal síntese for controlada, abrirá oportunidades únicas para a criação de fontes de energia praticamente inesgotáveis e ecologicamente corretas que não produzem emissões nocivas de dióxido de carbono ou resíduos radioativos.

Especialistas dizem que um copo de hidrogênio líquido – usado como combustível para a fusão termonuclear – pode fornecer energia a uma casa por várias centenas de anos. Supõe-se que os países pobres poderão receber energia virtualmente de graça em qualquer quantidade.

Claro, se esta descoberta vier a ter uso prático, será um grande presente para a humanidade. No entanto, vimos muitas vezes no passado que essas grandes descobertas não beneficiam os homens. Há muitas pessoas que ganham dinheiro queimando petróleo e gás e, portanto, não estão interessadas em tal descoberta.

Elas não vão querer dar à humanidade um presente tão grande na forma de uma fonte ilimitada de energia. Portanto, não acho que tal revolução no setor de energia possa acontecer antes que a humanidade se corrija para o benefício de todo o mundo.

Não há dúvida de que todos os fornecedores de combustíveis fósseis convencionais que produzem energia hoje obstruirão esse processo por todos os meios.

Podemos falar sobre isso somente após a correção da humanidade. Mas então não precisaremos mais da fusão termonuclear porque nos conectaremos com a fonte de energia superior, que opera de maneira completamente diferente. Então não teremos problemas com energia, simplesmente a tiraremos do nada.

Não pode haver sucesso no uso prático de uma fonte de superenergia como a fusão nuclear controlada até que a humanidade consiga se conectar corretamente.

De KabTV,Encontro de Escritores”, 13/12/22