“Como Você Domestica As Pessoas?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Como Você Domestica As Pessoas?

Os animais podem ser domesticados através de estímulos positivos e negativos. As pessoas podem ser domesticadas da mesma forma se forem rebaixadas ao nível dos animais. Se mantivermos constantemente tal influência sobre as pessoas, sem deixar que elas se desenvolvam além de tais estímulos, mantendo-as sempre sob influências positivas ou negativas, elas não sentirão nada além dessas influências. Então, não fornecemos às pessoas nenhum meio de autocrítica, mas apenas para fugir do mal e avançar em direção ao bem. As pessoas então se rebaixam ao nível dos animais e se comportam de acordo.

Se, no entanto, libertarmos as pessoas de pressões positivas e negativas, daremos a possibilidade de um maior desenvolvimento mental e emocional.

Podemos ver ao longo da história que houve períodos de escravidão e períodos em que as pessoas lutavam apenas para atender às suas necessidades básicas. Seu único problema era como conseguir comida e um teto sobre suas cabeças. No entanto, o progresso humano levou-os a tornarem-se mais capazes, fornecendo-se comida, calor, abrigo, família e até uma sociedade onde cuidavam uns dos outros. Surgiu então a oportunidade de cuidar da sua realização interior, e de sentir a necessidade de realizar um “algo” a mais. Desenvolveram as artes, a música e a literatura, e esse surgimento de um novo anseio espiritual marcou os primórdios do ser humano.

Os seres humanos são muito mais do que criaturas que simplesmente respondem a estímulos positivos ou negativos. Também crescemos internamente, e há um certo nível que nosso crescimento interior pode atingir.

Da mesma forma, é incorreto dar às crianças incentivos por comportamento positivo e puni-las por comportamento negativo. Vemos que, mesmo com vários prêmios e punições, não podemos impedir que as crianças se desenvolvam de maneira individual. Uma criança quer alguma coisa, e outra criança quer outra coisa, e elas realmente não se importam com a forma como as guiamos ou direcionamos: por meio de prêmios ou pressão em direção a outra coisa. Todos nós temos a necessidade de nos expressar.

Baseado no vídeo, “Você consegue diferenciar o humano do animal?”, com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Tal Mandelbaum. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.