Uma Celebração De Luz Para O Mundo Inteiro

293.1Pergunta: O feriado de Chanucá também é chamado de feriado da Luz e foi estabelecido no século II a.C. Os macabeus rebeldes derrotaram os gregos, sírios e judeus que se juntaram aos gregos, ou seja, judeus helenizados.

O Templo foi libertado, purificado e o serviço no Templo começou. E parece que um feriado judaico estava acontecendo aqui. Mas você disse uma vez que o feriado de Chanucá é um feriado de luz para o mundo inteiro. Você pode explicar isso?

Resposta: Porque, por assim dizer, a conexão entre as pessoas foi restaurada e, por meio dela, com os povos de todo o mundo com a fonte superior de luz.

Pergunta: Através do Templo?

Resposta: Através do conceito do que é um Templo. É um lugar espiritual, não físico, onde há conexão entre as pessoas – e não importa quais pessoas e como – e o Criador. Ou seja, se as pessoas desejam se aproximar do Criador, então o local de sua reaproximação, conexão, fusão, unidade e reunião é chamado de Templo.

Pergunta: Sempre que o Chanucá é mencionado, dizem que o Templo foi purificado. O que é purificação?

Resposta: Limpeza de todos os pensamentos e intenções prejudiciais que eram egoístas. E as pessoas que queriam se aproximar do Criador tinham que assumir Suas qualidades – as qualidades de doação e amor. “Ame o seu próximo como a si mesmo”.

E elas conseguiram. É por isso que se chama limpeza e purificação do Templo. Está no coração das pessoas. Nenhum prédio, nenhuma pedra e nada mais. Ou seja, o Templo está em nós.

Pergunta: E quando é dito que o povo purificou o Templo, essas pessoas rebeldes – eles o purificaram?

Resposta: As pessoas purificaram seus corações e conectaram tudo em amor mútuo. E então elas começaram a sentir qualidades espirituais nessa conexão mútua. Isso é chamado de milagre.

Pergunta: E quando dizem “o milagre de Chanucá”, quando encontram um pequeno jarro de óleo puro, a lâmpada deveria queimar por oito dias, e havia apenas óleo por um dia. No entanto, a lâmpada foi acesa e queimou por oito dias. Eles dizem que isso foi um milagre de Chanucá.

Que milagre é esse quando tudo parece estar acima da razão: pensamos que é por um dia, mas queima por oito dias? Que raio de milagre é este?

Resposta: Isso porque as pessoas queriam estar unidas entre si e elevar seus sentimentos de si mesmas, todas juntas, ao Criador, a essa qualidade comum. E essa qualidade comum que foi revelada entre elas foi a manifestação do milagre de Chanucá.

Pergunta: O que são essas rosquinhas (donuts) de alto teor calórico que comemos em Chanucá?

Resposta: São todos os tipos de manifestações desta celebração. Quando o óleo, que incorpora a conexão entre as pessoas, a intenção de doação e amor pelo Criador, e assim por diante, se manifesta de tal forma que tudo é feito em óleo. E este é, por assim dizer, o assunto principal de Chanucá.

Pergunta: Por que elas são tão doces? As crianças as comem com prazer.

Resposta: Porque é assim que deve ser. Esse milagre que acontece quando anulamos nosso egoísmo e queremos nos conectar uns com os outros é doce.

Pergunta: Por que esse feriado também é chamado de feriado infantil?

Resposta: Por um lado porque praticamente não há restrições nele, e só fala de amor e conexão, de comunicação, de reaproximação das pessoas umas com as outras. Além disso, este é o começo do renascimento das pessoas, a reaproximação das pessoas entre si.

Pergunta: Isso é o que significa este feriado?

Resposta: Sim.

Pergunta: Então, você está dizendo que este é um feriado global, diz respeito ao mundo inteiro?

Resposta: Não apenas global, é um ótimo feriado.

É um ótimo feriado, de fato. Nós olhamos para isso como se fosse apenas rosquinhas e velas acesas todos os dias, e isso é tudo que existe. Mas, na verdade, este é um grande feriado quando as pessoas acendem em seus corações a conexão entre elas e o amor pelo Criador.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 15/12/22