“Controlando A Disseminação De Mentiras E A Desinformação” (Times Of Israel)

Michael Laitman, no The Times of Israel: “Controlando A Disseminação De Mentiras E A Desinformação

Uma pergunta que recebi: como você acha que poderíamos controlar melhor a disseminação de mentiras e a desinformação?

Entendendo que a fonte de todas as mentiras e desinformações é a própria natureza, que nossos cérebros, corações e mãos estão todos sob o controle de uma força superior e que a disseminação de mentiras e desinformações não é originada em certas pessoas e grupos como comumente pensamos.

Fomos criados em um estado de completa desinformação, um sistema que é chamado de “nosso mundo”. A razão pela qual fomos colocados em tal sistema é para que finalmente nos cansemos de viver da maneira que vivemos atualmente e nos esforcemos para sair desse sistema por todos os meios possíveis.

Há uma parábola sobre isso do Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), em seu artigo “Introdução ao Livro do Zohar, onde ele nos compara a um verme dentro de um rabanete:

Um verme que nasce dentro de um rabanete […] vive lá e pensa que o mundo do Criador é tão amargo, escuro e pequeno quanto o rabanete em que nasceu. Mas assim que quebra a casca do rabanete e espreita, afirma perplexo: ‘Eu pensava que o mundo inteiro era do tamanho do rabanete em que nasci, e agora vejo um mundo grande, lindo e maravilhoso diante de mim!’”

A questão é como podemos sair deste mundo amargo, escuro e pequeno em que estamos e ver o mundo real?

Existem almas especiais que amadureceram em bilhões de almas. Elas podem detectar a chamada, como o verme, e se mover em direção à saída do rabanete. Além disso, esse processo de sairmos do nosso mundinho também é feito de cima, pois o verme não quer necessariamente sair do rabanete, mas quer estar onde estiver quentinho e confortável. Mais tarde, quando saímos do mundo pequeno e escuro, entendemos que fomos completamente controlados, visto que não fizemos absolutamente nada em nossas vidas. Tudo o que fizemos ao longo de nosso desenvolvimento, nossas ciências, tecnologias, culturas, guerras e outros enfeites, é para que acumulemos certa camada podre ao nosso redor.

A tal ponto, percebemos que enquanto estamos dentro do chamado “rabanete”, somos conduzidos apenas por nossa natureza mesquinha e egoísta, onde buscamos pequenos prazeres e desejamos continuar vivendo e crescendo dentro de tal natureza, criando assim uma camada de decomposição ao nosso redor.

Se a força superior que está por trás da criação deste sistema assim o desejar, ela nos guiará para sair deste pequeno mundo escuro em que nascemos, levando-nos a um pedido de ajuda. E se desenvolvermos um pedido genuíno, que emerge de um grupo de nós – como um grupo de “vermes” movendo-se pelo rabanete – obtemos uma resposta ao nosso pedido.

Juntamente com todas as mentiras e desinformações do mundo, há muitas mentiras e desinformações sobre o próprio Criador por dois motivos:

  1. Porque o Criador controla tudo e todos;
  2. Porque não sabemos nada sobre quem ou o que Ele é, ou o que Ele faz.

É por isso que aparentemente fazemos tudo o que queremos sem cessar, e sempre nos moveremos em direção ao que nossa natureza egoísta nos descreve como mais agradável em todos os estados. A própria verdade está dentro da camada de podridão que se acumula ao nosso redor, naquilo que consumimos e excretamos. Quanto mais essa camada decadente se acumula ao nosso redor, mais ela nos ajuda a passar pelos estados pelos quais precisamos passar com relativa rapidez e começar a distinguir o estado em que há algo novo, fresco e completamente inesperado para nós, para que possamos selecionar de todos os outros estados e, assim, compor um novo nível de existência.

Nosso futuro está no mundo real que surge quando saímos de nosso mundo pequeno e escuro, e precisamos desenvolver o desejo de sair de nosso mundo pequeno e escuro para entrar no mundo muito mais amplo, brilhante e real.

Baseado no vídeo “Qual é a fonte de todas as mentiras e desinformações?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Semion Vinokur. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.