Segredos Para Um Casamento Feliz

294.2Comentário: Cinco casais que vivem juntos há mais de 50 anos compartilharam seus segredos para um relacionamento feliz. Aqui está o que cada casal considera mais importante. Diga-nos o que pensa, por favor.

Um casal de 81 anos, casado há 57 anos, acredita que o mais importante em um casamento longo e feliz é compartilhar responsabilidades.

Minha Resposta: Claro.

Pergunta: E o que significa compartilhar responsabilidades? Eu sou o ganha-pão e minha esposa é dona de casa cuidando dos filhos?

Resposta: Isso seria melhor.

Comentário: O segundo é conhecer os pontos fortes e fracos de cada um.

Minha Resposta: Sim.

Pergunta: Você conhece os pontos fortes e fracos de sua esposa?

Resposta: Conheço-os muito bem e não os toco. Tenho medo, de verdade.

Pergunta: É assim que deve ser?

Resposta: Sim.

Comentário: O terceiro é a capacidade de aceitar ambos os lados.

Minha Resposta: Sim. Você vive com uma pessoa que é um sistema inteiro. É um mundo inteiro através do qual você deve ver tudo o mais.

Pergunta: Se é assim que vivemos, andando na ponta dos pés, então é possível ficarmos juntos por 60 ou 70 anos?

Resposta: O tempo que você quiser.

Pergunta: E você chama isso de casamento feliz?

Resposta: Só se fomos criados assim! Infelizmente, quando percebemos isso, nossa vida já passou.

Pergunta: Outro casal de 90 e 91 anos, casado há 66 anos, diz que é fundamental discutir o futuro juntos e ter interesses comuns. O que você acha de discutir o futuro juntos? É importante?

Resposta: É importante porque é um futuro em conjunto.

Pergunta: Essa é a chave que não é o futuro dele, mas é sempre nós juntos?

Resposta: Sim. Vamos receber nossos filhos ou netos para nos visitar. Ou saíamos, damos uma volta no quarteirão e assim por diante.

Comentário: Como você disse recentemente, quando as pessoas se casam, elas dizem: “Estamos unidas para sempre”.

Minha Resposta: Elas têm que falar sobre isso com frequência.

Pergunta: É isso que é falar de um futuro em conjunto?

Resposta: Sim. Porque não importa o que as pessoas façam, elas podem viver em diferentes partes do mundo, mas devem compartilhar o entendimento de que estão unidas para sempre. Para todo sempre! O divórcio é inaceitável quando crianças estão envolvidas.

Pergunta: E ainda outro casal que está casado há 61 anos diz que deveria haver um senso de humor semelhante. O que você acha disso?

Resposta: Eles devem se entender.

Pergunta: Isso se chama compreensão?

Resposta: Sim. Porque o senso de humor é muito profundo em uma pessoa. Distingue uma pessoa de um animal. Assim, se eles têm a mesma visão de humor, isso os aproxima muito.

Pergunta: Um marido de 99 anos e uma esposa de 98 anos casados há 74 anos dizem que se amam assim e consideram sua união verdadeiramente harmoniosa.

Como você se sente sobre tais pontos de vista?

Resposta: Eles não têm uma definição mais profunda do que “simplesmente assim”. Este é um nível bastante alto. É de fato. Quando há uma conexão e sentimentos reais, você não pode descrevê-la com nada.

Comentário: E outro casal casado há 60 anos diz que a tolerância, a lealdade aos seus votos e a capacidade de aceitar o ponto de vista do outro são importantes.

Resposta: Isso indica que eles ainda não chegaram a uma família real se acreditam que é necessário ser tolerantes ou fiéis.

Eles ainda têm essas definições diante deles e devem cumpri-las. Enquanto uma conexão verdadeira não requer nada disso. Você já está tão grudado na outra metade que não consegue nem dizer onde termina uma ou começa a outra.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 17/02/22