Sucot É O Símbolo De Um Kli Corrigido

725Todos os feriados celebrados pela nação de Israel são derivados da ciência da Cabalá. O feriado de Sucot é um símbolo do Kli espiritual.

Devemos construir tal forma a partir do nosso desejo de receber que o Criador possa se vestir e se revelar nele para que possamos entender quem é o Criador, o que Ele quer de nós, como podemos estar em conexão com Ele e como subir de nosso grau de criação, do nível de pó, para um nível semelhante ao Criador.

E para isso, precisamos saber como construir nosso Kli a partir do material do desejo com a ajuda da restrição, da tela e da luz refletida.

A sucá é um símbolo do Kli corrigido. Esta é uma estrutura que serve como modelo do nosso vaso espiritual interior. Portanto, há um costume no feriado de Sucot de construir uma estrutura, não dentro do nosso coração ou da conexão dos corações, mas de construir uma sucá em uma forma externa como símbolo de um coração corrigido, uma alma corrigida.

A sucá é construída com o material natural mais simples. Ferro ou concreto não podem ser usados para sua construção, mas apenas madeira, pedras, galhos e folhas, coisas que a terra dá. É assim que construímos nosso Kli corrigido, a alma, na forma de uma cabana, uma sucá. Como uma brincadeira de criança, construímos o estado espiritual desejado na forma material.

Com base nos detalhes da construção da sucá descrita pelos Cabalistas, podemos entender o que é uma alma, em que consiste e por quais estados ela passa.

Baal HaSulam e Rabash foram muito sensíveis a este feriado e tiveram o cuidado de construir uma boa e bela Sucá porque identifica a atitude de uma pessoa para corrigir sua alma.

Sucot simboliza que alcançamos o Kli corrigido no qual existem quatro graus, as quatro paredes da sucá e a tela em todo o desejo de receber, que é chamado de “Shach”, o teto da sucá. Estamos dentro da sucá, dentro da alma, e nada permanece fora porque corrigimos toda a alma e nos conectamos com o Criador dentro dela.

Durante os sete dias do feriado de Sucot , convidamos os hóspedes para a Sucá, as sete Sefirot. Keter, Hochma e Bina estão acima do teto da Sucá, e sob o teto estão as Sefirot Hesed, Gevura, Tiferet, Netzach, Hod, Yesod e Malchut. É assim que celebramos a entrada da luz do grau de GAR no VAK, no corpo da alma.

Daparte da Lição Diária de Cabalá, 20/09/21, “Sucot