Uma Casa Sobre Pilares

934A menos que o Senhor construa uma casa, seus construtores trabalham em vão.

O Criador deve construir a estrutura de nossa alma, não nós por nós mesmos. Então, como podemos entrar nesta casa construída pelo Criador? Sobre que fundamento se apoia?

Toda a fundação desta casa é a minha dezena. É como se eu estivesse cavando buracos no chão e despejando pilares neles que usarei para sustentar a casa que construirei. Esta fundação está dentro do meu desejo egoísta; eu cavo buracos nele e coloco pilares de fundação neles. Ou a casa não resistirá.

Eu tenho que fortalecer essa fundação, ir fundo no chão e lançar a sola da fundação sobre a qual instalarei pilares de concreto. Quando eu erguer quantos pilares forem necessários de acordo com o cálculo, já poderei construir paredes entre eles, revestimentos de piso e assim por diante. Este é o nosso trabalho tanto na construção espiritual quanto corporal. Os mesmos princípios se aplicam em todos os mundos.

Cada pilar em que o edifício está é nossa conexão. Devemos nos conectar através de todos os tipos de conexões possíveis: a primeira vez de acordo com as qualidades de um amigo, a segunda vez de acordo com as qualidades de outro, a terceira vez de acordo com as qualidades de um terceiro. É assim que construímos um edifício que tem dez Sefirot principais.

Então, dentro dessa moldura, começamos a construir pisos e colocar revestimentos de piso entre os postes. Isso já se dá por uma simples conexão entre nós no mesmo nível quando cada um completa o outro se anulando para se conectar.

Há muitos detalhes nisso, que devido ao reflexo das raízes espirituais também estão presentes em nosso mundo corpóreo. Principalmente, a conexão acontece por meio de diferentes formas de nossa autoanulação mútua.

Construir uma conexão entre nós significa construir o Templo, a construção de nossa alma. Tentamos construir essa conexão e vemos que não somos capazes de fazer isso, começando tudo de novo a cada nova rejeição e desespero. Então percebemos que nos falta a força do Criador para nos segurar para sustentar o edifício.

Nós nos conectamos uns com os outros, mas o Criador deve manter essa conexão. Então adicionamos mais um, depois outro, e o Criador mantém tudo. Precisamos Dele como a força que nos mantém juntos quando tentamos nos aproximar um do outro.

Precisamos do Criador como base de nosso trabalho, precisamos Dele para organizá-lo, para preservar os sucessos que alcançamos e para corrigir nossos erros. Precisamos Dele a cada passo do caminho. Colocamos nosso desejo e o Criador o corrige, une um ao outro e os mantém unidos.

É impossível fazer qualquer coisa sem a ajuda do Criador, e sem a obra do Criador, nada será construído da forma correta.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá de 30/08/22, “Se o Senhor não construir uma casa, seus construtores trabalham em vão”