Dinheiro, Felicidade E O Sentido da Vida

198Nas Notícias (Stanford Business):Um Olhar Global sobre as Conexões entre Felicidade, Renda e Significado”

“Pessoas ricas podem ser mais felizes. Mas um novo estudo descobriu que o dinheiro não pode comprar um senso de propósito.

“’Os humanos pensam que a felicidade é uma coisa: ou você é feliz ou não é’, diz Jennifer Aaker. Claro, não é tão simples: uma nova pesquisa conduzida por Aaker e seus colegas não apenas desafia a suposição de que a felicidade é binária, mas também descobre que a relação entre felicidade e nosso senso de significado pode mudar dependendo de nossa situação financeira.

“’Isso é particularmente interessante porque a pesquisa mostrou que quando as pessoas ficam mais ricas, elas experimentam maior felicidade’, explica Aaker, professor de marketing da Stanford Graduate School of Business que estudou extensivamente felicidade, significado e dinheiro. “Mas esta pesquisa sugere que a natureza da felicidade também muda com base na renda”.

“Em um próximo estudo…, Aaker e seus coautores descobriram que o significado é um preditor mais forte de felicidade para pessoas de baixa renda do que para aquelas com maiores recursos financeiros. Em outras palavras, as pessoas com mais dinheiro podem ser mais felizes, mas as pessoas com menos dinheiro veem a felicidade como ligada a um senso de significado: a crença de que sua vida tem propósito, valor e direção”.

Comentário: O dinheiro aparece para comprar uma pessoa e extinguir a busca pelo sentido da vida.

Minha Resposta: Isso a obstrui.

Pergunta: Então, muito possivelmente, cairemos no dinheiro, apesar do fato de termos encontrado um alto sentido para a vida?

Resposta: O dinheiro começa a torcer você: faça isso, faça aquilo e, assim, você se vai.

Comentário: Explique-nos o sistema, o mecanismo disso. Encontrei o sentido da vida e estou feliz por ter encontrado sentido na vida. Então, de repente, aparece essa força, que se chama dinheiro, negócios, política e, de repente…

Minha Resposta: É a capacidade de criar com a ajuda da política, dinheiro, poder ou qualquer outra coisa. E você começa a participar disso e isso o engole. Nada pode ser feito.

Pergunta: Mesmo no nosso caso, há muitas perguntas aqui. Os caras vêm e parecem estar completamente imersos, mas a política ou os negócios aparecem de repente e os leva embora. Nós os vimos ardendo de desejo pela meta, mas infelizmente…

Por que isso é feito de cima? Afinal, o Criador orientou os humanos a buscar o sentido da vida, e então a pessoa encontrou o sentido da vida. Por que o Criador está levando uma pessoa embora?

Resposta: Ele a leva embora para que a pessoa perceba, mais uma vez passando por seus desejos, sofrimentos, objetivos e oportunidades, para ela fazer novamente uma escolha.

Pergunta: O que significa que uma pessoa tem que fazer uma volta mais uma vez e não se sabe se ela retornará nesta vida ou em outra? Isso é feito intencionalmente pelo Criador?

Resposta: Claro que sim. Bem, o que você vai fazer? Será melhor da próxima vez.

Pergunta: E o que é limpo ao mesmo tempo? O que essa pessoa tem que limpar durante esse período?

Resposta: A determinação de encontrar significado e não vender esse significado por dólares, por uma posição ou por algo assim.

Pergunta: Uma pessoa pode ser retida dizendo: “Bem, o que você está fazendo?! É possível mudar o sentido da vida para isso?!”

Resposta: Depende de sua condição atual. Mas, na verdade, não, não a sério.

Pergunta: Mesmo com base em sua experiência, você acha que algo poderia comprar você quando você veio ao seu professor quente e ardente?

Resposta: Nada.

Pergunta: Isso é determinado por todos os sofrimentos anteriores pelos quais você passou?

Resposta: Este é o ponto no coração que requer apenas uma coisa: o sentido da vida. E não pode aceitar o significado de estar em alguma estrutura governamental, na riqueza, em uma casa no Havaí ou qualquer outra coisa.

Nada disso é atrativo. Mas isso é porque uma pessoa é criada dessa maneira e não porque ela é tão grande ou especial. Então é só sorte.

Comentário: Sua resposta sobre uma oportunidade de criar foi inesperada. Assim, com dinheiro, negócios, uma pessoa tem um pensamento: “Agora vou criar”.

Minha Resposta: Sim, isso é sobre criatividade! Mas é claro! Se eu posso viajar pelo mundo, comprar e vender. Não estou interessado em riqueza; estou interessado no processo.

Pergunta: E os políticos?

Resposta: O político mais ainda.

Pergunta: Digamos que no nosso caso você veja em menor grau que você pode realmente criar? Ou não?

Resposta: No nosso caso, tudo está combinado porque estamos difundindo o método de correção do mundo. E acontece que sem isso, o mundo definitivamente não será capaz de ver para onde vai rolar. Então estamos preparando uma metodologia para o desenvolvimento adequado.

Pergunta: Então isso deve ser abordado como uma forma real e elevada de criatividade?

Resposta: Sim, real e da mais alta criatividade quando você está apenas preparando uma metodologia para o mundo.

De KabTV, “Notícias com o Dr. Michael Laitman”, 07/07/22