A Vingança É Um Deleite Para O Egoísmo

515.02Comentário: A vingança é algo a que uma pessoa está pronta para dedicar toda a sua vida.

Minha Resposta: A vingança é o maior deleite para o egoísmo.

Não há maior prazer para o egoísmo do que o triunfo sobre outro egoísmo que o humilhou que agora paga cem vezes mais, e assim prova sua vitória, sua superioridade e seu triunfo.

Essa é a coisa mais agradável para o nosso ego e, eu diria, o mais oposto do espiritual. É muito difícil fazer qualquer coisa contra isso. O sentimento de vingança inconscientemente senta-se em nós.

De cima, alguém será especialmente escolhido para você, que irá incomodá-lo e picar seu ego. O tempo todo, você inevitavelmente voltará a imaginar todos os tipos de cenas da humilhação dessa pessoa e seu triunfo sobre ela, onde ela chegará e admitirá sua insignificância, seu erro, na sua frente.

E apenas um trabalho sério em si mesmo pode corrigir isso parcialmente e, de alguma forma, amenizá-lo.

Comentário: Mas qualquer herói em uma história deve finalmente vencer, ter vantagem, provar seu caso e se vingar, etc.

Minha Resposta: Este é o “final feliz” americano.

Pergunta: Como isso deve ser em nosso desenvolvimento espiritual?

Resposta: Devemos aceitar tudo como vindo do Criador e não de alguma pessoa. É o Criador que nos estabelece. Ele nos ensina tal lição por meio de alguém e devemos amar esse alguém, esse sujeito, e conviver com ele. Quando o mal se manifestar, lide com o Criador.

Mas não é fácil! Esse é realmente um problema muito sério.

Pergunta: Então se manifesta quando uma pessoa vê algum tipo de malícia, uma falha em um amigo?

Resposta: Sim, o Criador faz isso de propósito neste vasto teatro da vida, e cada um de nós deve entender que toda a humanidade é parte de nossa alma e o fato de vê-los opostos a mim é apenas porque não quero me conectar com eles; eu ainda não entendo que estas são minhas partes integrantes. Ou seja, o problema é comigo.

De KabTV. “Eu Recebi uma Chamada. Como se Vingar do Inimigo”, 24/05/13