“Se Eu Tivesse Um Bilhão De Dólares” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Se Eu Tivesse Um Bilhão De Dólares

Algumas semanas atrás, alguém comprou um bilhete da Mega Millions em um posto de gasolina Speedway em Des Plaines, Illinois. Esse bilhete acabou sendo um único vencedor e o proprietário ganhou US$ 1,337 bilhão. Um aluno me perguntou sobre isso. Ele disse que essa pessoa provavelmente tem muitas pessoas dando a ela (ou a eles) conselhos financeiros de todos os tipos, e perguntou o que eu aconselharia ao(s) vencedor(es). Aqui está minha resposta.

Não aconselho ninguém em nada. O que posso dizer, no entanto, é o que acho que faria se ganhasse o prêmio.

Se eu ganhasse, acho que dividiria o dinheiro entre investir em crianças pequenas e em idosos. Esses dois segmentos da população precisam de apoio e não podem ajudar a si mesmos. O resto das pessoas pode protestar ou tentar outras maneiras de melhorar sua situação, mas os idosos e as crianças muito pequenas são completamente indefesos e não podem nem reclamar.

Eu usaria o dinheiro para construir lugares para crianças e lugares para idosos, lugares diferentes para cada segmento. Nesses lugares, eles vão buscar atividades que os agradem e os ajudem. Para as crianças, eu me concentraria em programas educacionais de entretenimento e, para os idosos, me concentraria em deixá-los se divertir juntos.

As crianças precisam aprender e gostar de aprender. Por isso, ofereceria aulas gratuitas de arte, fotografia, esportes e ciências, além de jogos que desenvolvessem seu pensamento e colaboração. É importante que essas aulas sejam gratuitas, assim como quando eu era criança, para que todos tenham acesso a elas.

Acho que é muito mais gratificante usar seu dinheiro para dar aos outros do que gastá-lo consigo mesmo. Quando você dá, seu presente vive nos outros; não pode ser apagado. Desenvolve sua alma e a enche de vitalidade.

Por outro lado, quando você usa o dinheiro para prazeres egoístas, está se enterrando. É literalmente um enterro espiritual, uma morte espiritual. É por isso que, se eu ganhasse o prêmio, usaria o dinheiro dessa maneira.