Reconstruindo O Sistema De Valores

231.01Comentário: Você definiu recentemente que o aluno pode medir seu progresso pela medida em que tenta se aderir ao que o professor lhe diz, ou seja, o grau em que ele substitui sua opinião pela do professor.

Minha Resposta: Esta, porém, não é uma combinação fácil, não é fácil para uma pessoa substituir sua opinião pela opinião de um professor. Esse já é um voo alto. Quem pode fazê-lo? Não sei.

Isso é possível quando o aluno e o professor estão em adesão, em conexão. Isso é aprender “de boca a boca”. O aluno se eleva pela fé acima da razão contrária ao seu entendimento e aceita a opinião do professor acima da sua e fica feliz com isso.

Essa é uma ação puramente espiritual que só pode ser feita quando você está dentro de um grupo que te apoia porque senão você não tem forças para isso; quando você recebe nutrição da luz superior, ela o transforma. Assim, você aspira a um estado acima da razão e dos sentimentos. Esse é um contato completamente diferente e não é mais o nosso mundo.

Comentário: Na verdade, isso é impossível de fazer em nossa percepção unilateral do mundo.

Minha Resposta: Sim, você terá que alterá-lo. Mas isso não implica nenhuma mudança física. Você só precisa reconstruir o sistema de valores para que a opinião do professor, do grupo e dos amigos seja superior à sua e você esteja pronto para se anular diante deles. Este é o mínimo sem o qual não há mais nada a fazer, porque assim você se eleva acima do egoísmo e tem uma nova qualidade, a qualidade de sentir fora de si mesmo.

A qualidade de “sentir” o professor, os amigos e o grupo significa que você começa a sentir algo fora de si mesmo. Neste “algo fora de você” você sentirá tanto o Criador quanto o mundo superior. Você fará um substrato com base no qual poderá sentir isso.

De KabTV, “Eu Recebi uma Chamada. Como Descobrir meu Nível Espiritual?”, 21/03/13