Por Que A Crítica É Encorajada Na Cabalá?

544Pergunta: Por que nenhum método aceita críticas ao seu assim chamado guru?

Resposta: Isso é certamente incorreto. Afinal, estamos envolvidos na correção do homem. Deixe-o fazer o que quiser, apenas não faça mal. Portanto, existem duas leis muito interessantes na Cabalá.

A primeira condição: você pode fazer tudo o que quiser, exceto prejudicar o grupo onde estuda ou caluniá-lo, pois isso impede atrair pessoas que desejam ingressar nesse grupo.

A segunda condição: Quando parece que o Criador lhe diz: “Você não terá sucesso – por que você está aqui?” Você deve ficar e verificar isso! Em geral, você tem todas as oportunidades para estudar, analisar, provar, perguntar e convencer de forma intensa e frutífera.

Esse método requer uma abordagem muito tediosa. Você deve mordê-lo e começar a implementá-lo em si mesmo junto com as pessoas que o cercam, e não acreditar em ninguém. Pelo contrário, você deve duvidar de tudo.

Caso contrário, como você será capaz de se elevar e se adaptar ao seu professor e tentar ser como ele? É a partir da negação – de que ele não está certo – que você entenderá em que ele está se apoiando e como ele se constrói. Este é o único caminho. Afinal, tudo o que temos existe com base no positivo e no negativo.

Se você não tiver a oportunidade de criticar e ficar em estado de oposição, como poderá construir um estado de semelhança com o grupo, o professor e o Criador?

Partindo desse ponto de vista, você pode ver que todos os outros métodos são infundados porque as pessoas que estão envolvidas neles não podem fazer nada de si mesmas. Isso porque desde o início elas estão proibidas de ter uma atitude tão abrangente, destemida e crítica em relação ao próprio ensinamento, aos movimentos internos, aos amigos, ao professor e até ao Criador.

De KabTV,Eu Recebi uma Chamada. Crítica da Cabalá”, 20/02/13