Métodos De Transferência De Informações

260.02Pergunta: O que torna a linguagem Cabalística falada diferente da escrita?

Resposta: A linguagem falada, diferentemente da linguagem escrita, pode transmitir muito mais, por um lado, e, por outro, a linguagem escrita pode transmitir mais do que a falada.

Afinal, a linguagem escrita não é apenas a linguagem que usamos hoje; havia muitos outros símbolos adicionais nela. As pessoas usaram por muito tempo até que tudo foi apagado e esquecido. Nosso grande professor Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) fala um pouco sobre isso.

Línguas faladas e escritas são formas diferentes de transmitir informações. Mas, em geral, é claro, tudo é transmitido em linguagem escrita, especialmente em nosso tempo.

Mas não era assim antes. Ao mesmo tempo, a linguagem escrita era muito pouco usada, pois as informações eram transmitidas principalmente de forma oral e memorizadas. Por exemplo, se ouço algo do meu professor, apenas memorizo o que ele diz literalmente. Aos poucos, começo a entender essas palavras e a entender o que recebi dele.

Pergunta: Foi assim porque muito mais pode ser transmitido através da fala oral?

Resposta: Não só por isso, mas porque a informação não foi escrita. Era proibido simplesmente escrevê-la. É por isso que existe a Torá oral e a Torá escrita.

A Torá oral é muito mais profunda e elevada do que a escrita. Ela fala sobre a conexão com o Criador. A escrita é apenas o que podemos escrever, o que podemos indicar, o que podemos entender e compreender hoje.

Um verdadeiro Cabalista pode ler textos e ver todos os tipos de palavras nas entrelinhas; ou seja, certas informações que deveriam ser transmitidas oralmente, mas não foram escritas.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 26/07/22