Duas Substâncias Que Compõem A Criação

746.01Devemos lembrar que toda a sabedoria da Cabalá está fundamentada em assuntos espirituais que não ocupam tempo ou espaço. Eles não estão sujeitos a mudança ou ausência e todas as mudanças de que se fala nesta sabedoria não implicam que a primeira forma se ausente e seja substituída por uma forma diferente. A mudança acima implica uma forma adicional, enquanto a primeira não se move de seu lugar (Baal HaSulam, O Estudo das Dez Sefirot).

Pergunta: O que é essa realidade espiritual que não tem tempo nem espaço? Como se pode imaginar isso de forma prática, não filosoficamente?

Resposta: O Criador criou o desejo. O próprio desejo é chamado de “lugar”, e o que ele deseja é “realização”.

A realização é a luz que preenche um desejo, que se sente vazio. E uma vez cheio de luz, sente-se perfeito. Toda a criação consiste dessas duas substâncias, o lugar e a realização.

Pergunta: Como devemos imaginar isso? Devemos imaginar que isso aconteceu uma vez ou está acontecendo agora?

Resposta: É melhor imaginar que isso aconteceu no passado. Assim como o Ari escreveu: Saiba que antes dos seres emanados serem emanados e os seres criados serem criados, uma luz superior e simples preenchia toda a realidade.

O que significa realidade? Significa um lugar. Então o Ari explica que é o desejo de sentir a luz como realização. A qualidade da luz é preencher esse desejo para lhe dar prazer.

Tudo isso estava acontecendo antes do Big Bang, antes de nossa realidade corpórea aparecer.

De KabTV, “O Estudo das Dez Sefirot (TES)”, 14/08/22