“Qual É A Sua Opinião Sobre A Igualdade De Gênero?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual É A Sua Opinião Sobre Igualdade De Gênero?

A natureza fez uma distinção específica entre os gêneros, colocando-nos em um estado de desigualdade. As partes masculinas e femininas na natureza são necessárias para o nascimento e procriação. Se tentarmos impor uma remoção artificial da diferença entre os gêneros, destruindo sua influência e atração, não teremos uma próxima geração. A pressão para tratar os gêneros de forma completamente igual surge especificamente em nossa era, quando as pessoas perderam o rumo, sem saber para onde progredir, e surgem com ideias de que deve haver igualdade em um lugar onde a natureza criou desigualdade.

Portanto, precisamos diferenciar entre a desigualdade entre os gêneros criada pela natureza e a distorção da natureza feita pelo homem, que hoje levou a igualdade de gênero longe demais: algo que não está em nossas mãos mudar.

Se nos deixarmos influenciar cada vez mais com a opinião que afasta a diferenciação entre masculino e feminino, cada vez mais testemunharemos a degradação da sociedade. A expansão de tal visão para o centro da opinião pública significaria que as pessoas deixariam de dar à luz. Perderíamos o interesse um pelo outro, não teríamos mais famílias e nenhuma próxima geração.

No entanto, também precisamos entender por que hoje experimentamos mais desequilíbrio entre o conceito de nosso eu interior e nossa manifestação externa. No passado, não tínhamos problemas em grande escala como temos hoje, ou seja, uma mulher era uma mulher e um homem era um homem. Nossos tempos, no entanto, são caracterizados por um crescimento egoísta exagerado. Nosso ego se desenvolveu ao longo de milênios através de seus estágios de desejos básicos por comida, sexo e família, e desejos sociais por dinheiro, honra, controle e conhecimento, e hoje começamos a cruzar o limiar em que nossa abordagem egoísta da vida não pode mais nos satisfazer. Hoje, não é surpresa que vejamos tais mutações egoístas irreais e irracionais se manifestando.

Precisamos passar por esses estágios de supercrescimento do egoísmo para perceber seu fracasso: que não podemos nos realizar e encontrar a felicidade com o ego determinando nosso modo de vida. No final, revelaremos o ego humano como a única qualidade maligna existente, que ao contrário de outros níveis da natureza, o ego humano nos coloca contra a natureza em seus aspectos mais básicos.

Os dois gêneros distintos na natureza são essenciais para o desenvolvimento da sociedade e da vida em geral. Não há superioridade ou inferioridade entre os gêneros – apenas complementaridade. Em vez de distorcer a natureza com nossas definições feitas pelo homem, que não nos tornam mais felizes e realizados, seria mais sábio promover as maneiras pelas quais podemos nos complementar e, assim, aumentar o valor das conexões humanas positivas: entre os parceiros, na sociedade e nossas relações em todos os âmbitos. Ao construir conexões humanas positivas, desenvolvendo uma atmosfera de consideração mútua, apoio e encorajamento em toda a sociedade, criamos as condições para encontrar significado, felicidade e verdadeira realização, que é o que precisamos.

Baseado em “Close-Up. O Futuro da Humanidade” com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 17 de julho de 2011. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.
Foto de Tim Mossholder no Unsplash.