Percepção Limitada Do Mundo

928Pergunta: Uma pessoa percebe apenas um por cento do que nos rodeia?

Resposta: Ainda menos que isso. Imagine, há um número enorme de ondas ao nosso redor e dessas ondas, eu percebo, digamos, apenas ondas verdes. De toda as enormes ondas de rádio, ultra, infra, não importa quais sejam as ondas, eu percebo apenas a parte que me passa pela parte verde do espectro. É isso.

Também o nosso egoísmo, do vasto número de objetos, estados, conexões e tudo o que acontece fora de nós, compreende apenas a parte que pode perceber.

E percebe apenas uma pequena parte. É por isso que é muito difícil para nós abordarmos microfenômenos sérios na física e na biologia. Estamos diante de uma condição em que, com base nessa pequena parte que entra em nossos sentidos, não podemos entender e tirar uma conclusão sobre algo concluído, grande.

E quanto mais avançarmos, mais faltarão dados, mesmo conceitualmente, sem falar no fato de que simplesmente não vemos 99% do mundo que nos cerca.

Enquanto qualquer pesquisador, seja ele bioquímico, físico, pesquisador da sociedade humana ou do cosmos, não importa quem, não se sintonize com um não-egoísta, independente da autopercepção, e se torne um pesquisador objetivo, não perceberemos o resto da vasta parte da natureza que está à nossa frente, mas não é compreendida por nós.

De KabTV, “Close-Up. Genoma Humano”, 17/07/11