“A Única Coisa Que A IA Não Pode Dar” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Única Coisa Que A IA Não Pode Dar

Um novo experimento em uma escola em Tel-Aviv visa superar um dos maiores desafios de Israel no sistema educacional: a escassez de professores. Em vez de professores humanos, o experimento usa um sistema de realidade virtual e inteligência artificial (IA) que substitui alguns dos professores. Não tenho dúvidas de que sistemas de IA, computadores e internet podem ensinar às crianças tudo o que os humanos podem ensinar, se não mais. Fornecer informação não é um problema hoje, e as escolas em geral não são necessárias para isso. O problema não é ensinar, mas educar, ou seja, educar as crianças para serem seres humanos sociais que possam interagir com seu meio de forma saudável, positiva e formar uma sociedade sólida e segura. A IA não pode ensinar isso.

Hoje, o principal problema das pessoas não é que elas precisam saber mais. É fácil aprender o que quiser através de plataformas online ou tradicionais. No entanto, as pessoas se sentem infelizes ou inseguras não por falta de conhecimento, mas por falta de relacionamentos positivos e calorosos com outras pessoas. Se as pessoas não tiverem ninguém em quem confiar, ninguém para amar, e quem as ame de volta, elas não serão felizes, não serão elementos positivos na sociedade e não terão sucesso na vida.

A IA não pode ensinar relacionamentos humanos. Não pode ser um modelo que as crianças queiram seguir. Essa tarefa – criar crianças para serem adultos confiantes e felizes – é o único domínio dos educadores humanos.

Embora o inglês muitas vezes ignore essa nuance, a diferença entre educação e ensino é que ensinar significa transmitir informações às pessoas, enquanto educar significa transformar indivíduos em pessoas confiantes que percebem seu potencial e contribuem para a sociedade.

A educação, portanto, é o comércio mais importante. A boa educação, no sentido que acabei de descrever, é a base de qualquer sociedade estável e sustentável. Se quisermos um futuro em que nossos filhos sejam felizes e tenham uma vida boa, eles precisam de educadores que os guiem para serem seres humanos atenciosos e conectados. Nenhum sistema de IA pode ensinar isso, apenas os educadores que ensinam pelo exemplo pessoal que as crianças querem imitar podem moldar as crianças de hoje na próspera sociedade de amanhã.