Pensamento É Matéria

960.1Pergunta: O proeminente neurocientista russo e pioneiro da psicologia objetiva, Vladimir Bekhterev, declarou que o homem é imortal. Ele acreditava que poderia ser provado de forma puramente lógica pela razão simples de que o pensamento é matéria e, consequentemente, significa que afeta a matéria.

O que a Cabalá diz sobre isso?

Resposta: A sabedoria da Cabalá concorda totalmente com ele. O fato é que o pensamento é matéria da mesma forma que todo o nosso mundo é matéria e que o mundo espiritual também é matéria.

Ou seja, matéria é desejo. O desejo funciona por absorção ou por emanação de si mesmo, não importa, mas é matéria. Não há nada que não seja matéria. Nosso pensamento e nosso desejo são tão materiais quanto o que sentimos como natureza inanimada, vegetativa e animada. Afinal, a matéria pode se manifestar na forma de forças e ondas.

Se mergulharmos mais fundo na matéria, haverá apenas ondas lá. Atrás das ondas, começamos a sentir que não há nada mais do que um pensamento ali. Nesse pensamento, nossas ideias materiais sobre ele se engrossam gradualmente na forma de aglomerados de matéria.

Parece que esta matéria está se desenvolvendo, mas ela mesma não está se desenvolvendo, mas sim o pensamento que está dentro dela. Nos estágios de desenvolvimento do pensamento, o pensamento começa a se manifestar como as ações da matéria na forma de forças, todos os tipos de transformações mecânicas e assim por diante. Mas tudo isso é um pensamento.

De KabTV, “Close-Up. Segredos da Imortalidade”, 07/01/11