“Por Que Algumas Pessoas São Tão Rápidas Em Culpar Os Judeus Por Tudo? De Onde Vem Essa Mentalidade?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que Algumas Pessoas São Tão Rápidas Em Culpar Os Judeus Por Tudo? De Onde Vem Essa Mentalidade?

De fato, os judeus receberam a culpa por muitos fenômenos ao longo da história, desde envenenar poços até criar vírus, e desde beber sangue de crianças até governar o mundo. Muitas vezes a culpa é completamente ilógica, mas é aceita por massas de pessoas. Por que este é o caso?

Cerca de 3.800 anos atrás, em uma época de grande divisão na sociedade humana, Abraão, um sacerdote, explicou a quem quisesse ouvi-lo que o ego humano havia aumentado e que as pessoas precisavam se elevar acima dele. Seus seguidores receberam o nome de “o povo de Israel” (“Israel” das palavras “Yashar Kel” [“direto a Deus”]), e Abraão guiou sua unidade para um estado de “ame seu amigo como a si mesmo” acima de suas divisões. Mais tarde, esse grupo ficou conhecido como “os judeus”, onde a palavra hebraica para “judeu” [Yehudi] vem da palavra para “unidos” [yihudi].

Esse grupo se desvinculou da sociedade humana porque tinha uma direção na vida oposta ao resto das pessoas. Em outras palavras, desejando principalmente alcançar um estado de “ame seu amigo como a si mesmo”, eles se separaram dos objetivos egoístas que corriam desenfreados em toda a sociedade babilônica da época.

Então, cerca de 2.000 anos atrás, esse grupo se separou e se espalhou em todas as direções. Eles perderam a noção do que inicialmente os uniu e continuaram a existir sem se dirigir para um objetivo de união acima de suas diferenças. Esse período é chamado de “os 2.000 anos de exílio”.

Agora, chegou o momento em que nós, como humanidade, sentimos cada vez mais nossa interdependência, e também precisamos passar por um processo de unificação acima de nossos impulsos divisivos para realizar nossa interdependência harmoniosamente. Ao mesmo tempo, a humanidade não tem ideia de como aplicar tal processo, e mais e mais pessoas sentem instintivamente que os judeus são os culpados por todos os tipos de problemas em suas vidas. Assim, vemos surtos de crimes e sentimentos antissemitas de um ano para o outro.

Por que há um sentimento instintivo de culpa e ódio pelos judeus? Porque o povo judeu foi formado devido à obtenção da unidade acima da divisão, ou seja, a obtenção do estado de “ame o seu amigo como a si mesmo” em meio a uma sociedade cada vez mais dividida, e eles mantêm o método que Abraão lhes concedeu para elevar-se acima de seus impulsos divisivos para alcançar a sublimidade da unidade. Hoje, no entanto, os próprios judeus não têm ideia de que possuem tal método e, portanto, não o implementam. Em vez de perceber o que os fez judeus para começar, eles tentam viver apenas de acordo com a miscelânea de objetivos corporais ao alcance de todos.

Portanto, cada vez mais pessoas sentem inconscientemente como se os judeus estivessem roubando alguma coisa, sem apontar que o que mais lhes falta é uma conexão harmoniosa para se expandir por toda a sociedade humana, que traria felicidade, paz e amor a todos, e que o os judeus possuem um método para alcançar tal estado. Da mesma forma, os próprios judeus também não entendem que o método para alcançar tal unidade exaltada acima da divisão é o que os uniu e os tornou judeus para começar. Eles só se sentem odiados, sem saber por que se tornam consistentemente alvos de acusações, enquanto eles – desproporcionalmente a outras nações – fazem avanços significativos em campos que aparentemente contribuem muito para a humanidade, como ciência, medicina, tecnologia e cultura.

Apenas os Cabalistas, que são apenas algumas centenas entre o povo judeu, se esforçam para tentar comunicar a mensagem aos judeus sobre seu papel e como isso se relaciona com a causa e a solução do antissemitismo. Além disso, o antissemitismo está crescendo exponencialmente em nossa era, e a história mostrou as terríveis consequências que podem ocorrer quando a inclinação antissemita não é tratada. Temos a capacidade, no entanto, de adotar o método para unir acima dos abundantes impulsos divisivos em nossa sociedade hoje, atingir o objetivo mais magnífico de “amar seu amigo como a si mesmo” que foi dado à humanidade e, ao fazê-lo, agir como um condutor da força positiva que habita a natureza para alcançar cada pessoa na humanidade. É, portanto, minha esperança que o povo judeu desperte para seu papel mais cedo ou mais tarde, e que eles comecem a fazer movimentos na direção da unidade. Um bom futuro não só para os judeus, mas para a humanidade como um todo, depende disso.

Baseado no vídeo “Por que os judeus são culpados por tudo?” com o Cabalista Dr. Michael Laitman e Chaim Ratz. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.