“A Globalização Promove A Democracia Ou Consolida A Ditadura?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: A Globalização Promove A Democracia Ou Consolida A Ditadura?

A globalização nos mostra até que ponto estamos interconectados e interdependentes quando a humanidade se torna um todo único. Ela demonstra que pertencemos a um único organismo ou corpo. Não leva a uma maior democracia, a uma ditadura, nem a um maior desenvolvimento, mas a um dilema-chave que enfrentaremos cada vez mais em nossa era: por um lado, nos encontramos na globalização, tornando-nos cada vez mais interconectados e interdependentes, e por outro lado, vemos até que ponto nos tornamos cada vez mais separados uns dos outros.

Em outras palavras, a globalização revela um mundo desequilibrado e pouco confiável que precisa mudar completamente sua própria organização, bem como a necessidade de uma grande mudança de percepção. Precisamos rejeitar nossas atitudes egoístas uns para com os outros e para com a natureza e aplicar uma nova abordagem mutuamente altruísta. A interdependência que se desfaz hoje nos mostra que precisamos fazer exatamente o oposto de nossa constituição egoísta: como células de um único corpo, precisamos depender uns dos outros e nos unir como um único sistema. Como tal, a globalização, que se desenvolve e hoje se revela a todos, pode levar a humanidade à realização do mal – que funciona em um sistema operacional egoísta, onde cada pessoa prioriza o benefício pessoal em vez de beneficiar os outros e a natureza – bem como à realização do bem, que encontraremos em uma mudança para o altruísmo, onde cada um de nós priorizará o benefício aos outros e à natureza ao invés do benefício próprio.

Baseado em Q&A com o Cabalista Dr. Michael Laitman em 9 de setembro de 2006. Escrito/editado por alunos do Cabalista Dr. Michael Laitman.