Como Não Sucumbir À Tristeza

622.02Pergunta: Tenho estudado a sabedoria da Cabalá há dois anos. Constantemente me sinto culpado por investir muito pouco na dezena. Sou forçado a filtrar meus pensamentos e desejos a cada momento. Eu não estou mais feliz. Isso está errado? Afinal, você diz que os Cabalistas são os maiores egoístas e que adoram desfrutar.

Resposta: Você não deve se restringir aos prazeres de forma alguma. O objetivo da criação é trazer prazer aos seres criados.

Uma pessoa nunca deve estar em estado de tristeza. Se este estado vier e tomar posse dela, não é uma coisa boa. Este estado deve ser limitado em tempo e intensidade porque com sua tristeza você reprova o Criador por tê-lo trazido a este mundo e forçado você a sofrer.

Qual é o seu atributo de doação? Ele também deve ser manifestado agora. Em qualquer estado, cada um de vocês e todos vocês juntos devem se sentir totalmente felizes porque o Criador constantemente os guia apenas para o bem. É por isso que está escrito que mesmo que uma espada afiada seja colocada em seu pescoço, você ainda deve acreditar que é para o melhor e que o Criador irá salvá-lo.

Na verdade, é essa força que o conduz para a frente e o salva. Você deve ter cuidado para não ser desencorajado, especialmente no grupo. Se o grupo se senta e sofre, é um terrível crime espiritual. Isso não deve acontecer em nenhuma circunstância! Pelo contrário, você deve despertar alegria e otimismo.

Pergunta: Às vezes, em um estado de descida, parece que o mundo inteiro está entrando em colapso. Como devemos trabalhar com nossos pensamentos neste estado?

Resposta: Eu entendo você, o mundo está realmente entrando em colapso, mas é o mundo inteiro e não nós. Nós sabemos para que serve este mundo e o que devemos fazer para trazer o método de salvação ao mundo, o que só depende de mudar nossa intenção, nossa consciência, nosso desejo, nossa conexão.

Na verdade, é da nossa conexão uns com os outros e com o Criador que depende a salvação do mundo. Então nos sentiremos no mundo superior.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 03/02/19