Não Imponha Valores Do Velho Mundo

632.3Pergunta: Normalmente, os pais tentam impor seus valores aos filhos, e os filhos não aceitam isso de forma alguma. Hoje, por exemplo, eles não aceitam um desejo excessivo de conhecimento ou de trabalho. Isso é fundamentalmente errado?

Resposta: Cada geração tem suas próprias aspirações. A velha geração de forma alguma pode impor sua compreensão da natureza à geração mais jovem. Ela sobreviveu a eles mesmos e deve dar-lhes apenas alimento.

E a nova geração deve se desenvolver em seus desejos e aspirações. É apenas desejável que eles estejam corretos e não tão emaranhados e quebrados como hoje.

Você nunca deve impor os pensamentos e valores da velha geração à nova. Eduque apenas pelo exemplo. Com este exemplo, mostro que resolvo todas as questões, necessidades, tarefas desta forma: respeitando, calculando, estando em equilíbrio com o ambiente, comigo, com a minha família, etc. Portanto, de acordo com o meu exemplo, eles também resolverão seus problemas em seu próprio nível, com a mesma atitude para com eles.

Precisamos apenas de um exemplo, sem palavras. Os filhos entendem tudo como macacos. Eles nos entendem melhor do que pensamos.

O principal para nós é nos corrigirmos, e então seremos capazes de influenciá-los dessa forma. Além disso, nossos desejos internos e correções internas estão associados às suas almas porque vêm de nós.

Se por eles queremos criar uma sociedade correta, harmoniosa, amável, que leve cada um em consideração e deseje obter o consentimento mútuo do público, eles o sentirão. Ela começará a agir neles apesar e sem qualquer estímulo de nossa parte.

Eu realmente espero que este seja o catalisador, o botão, que nos empurre e nos obrigue a começar a nos corrigir.

Comentário: Mas você diz que nossa geração é uma geração de gente mimada e perdida.

Minha Resposta: Além disso, são as pessoas mimadas que podem começar a mudar por causa de seus filhos, para que pelo menos neles possam ver uma certa direção para melhor.

Caso contrário, você pode imaginar como eles ficarão infelizes comparados a nós! Veremos uma sociedade completamente desfigurada, distorcida, incompreensível, que fica estagnada em convulsões e não sabe como escapar do sofrimento. Veremos isso em nossos filhos e netos.

Pergunta: E o que fazer?

Resposta: Apenas volte para si mesmo. Não podemos consertá-los. Volte-se para si mesmo, sem olhar para eles. De repente veremos como eles começam a nos dar o exemplo, começam a se aproximar de nós e a participar conosco de novas relações entre si, na construção de uma nova sociedade.

De KabTV, “Close-up”, 19/08/09