“Sério Sobre Crescer? Aprenda A Rir De Si Mesmo ”(Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Sério Sobre Crescer? Aprenda A Rir De Si Mesmo

Se pudéssemos nos olhar de fora e ver nossos pequenos defeitos, não apenas tornaríamos a vida mais fácil para nós mesmos, mas também aprenderíamos muito sobre a natureza humana, a natureza da Criação e como podemos melhorar a nós mesmos. Bom humor é quando você ri de si mesmo; mau humor é quando você ri dos outros. O primeiro eleva você; o último degrada outros.

Potencialmente, todos nós temos senso de humor. Lamentavelmente, estamos tão enterrados em problemas, competições e cálculos sociais que não podemos nos permitir simplesmente rir das coisas. Portanto, em vez de rir, suprimimos nosso senso de humor.

Desenvolver o senso de humor não é brincadeira. Humor é a habilidade de olhar para minhas próprias falhas de cima, meio que me superar e rir do que a natureza fez comigo, de como ela me fez. É a forma mais construtiva e positiva de autocrítica. O humor nos ajuda a ver quem realmente somos e, uma vez que reconhecemos nossos atributos negativos, podemos começar a corrigi-los. Como o humor torna muito mais fácil ver nossas falhas, é uma ferramenta vital em nosso crescimento para nos tornarmos pessoas melhores.

Hoje, entretanto, como acontece com a maioria das outras coisas sobre a natureza humana, nós distorcemos completamente o significado e o propósito do humor. Em vez de rir de nós mesmos como forma de crescer, rimos dos outros para menosprezá-los. Usamos o humor exatamente o oposto de como deveríamos, e o resultado é que o humor de hoje aumenta a tristeza das pessoas, em vez de diminuí-la.

Zombaria é proibida; não é humor, mas malícia. Tudo bem se rirmos da natureza humana em geral, pois nos permite trazer à tona pontos que podemos melhorar para estreitar nossas conexões com os outros, mas rir das fraquezas alheias aumenta a alienação e não contribui em nada para corrigir a natureza humana. Pessoas que fazem isso não devem obter endosso público de qualquer tipo. Se quisermos crescer e melhorar a nós mesmos e nossas vidas, devemos aprender a rir de nós mesmos.