Nova Vida # 471 – O Processo De Helenização Antes E Agora

Nova Vida # 471 – Feriados: O Processo da Helenização Então e Agora
Dr. Michael Laitman em conversa com Oren Levi e Nitzah Mazoz

Resumo

Que visões de mundo representam a ideologia grega em contraste com a visão do mundo judaico? Como isso nos ajudará a entender a verdadeira realidade se as entendermos, e como isso está relacionado ao significado de Chanucá?

O povo Judeu foi educado para amar o próximo, para ascender sobre o egoísmo. Eles estavam em uma altura espiritual. A ideologia judaica é totalmente diferente de qualquer outra ideologia: o corpo em contraste com a alma.

Filosofia e ciência também são percebidas em nosso ego, de modo que são consideradas terrenas. Nós percebemos o mundo absorvendo-o e desenvolvemos essa percepção na ciência. Para tudo além disso há a mitologia.

No judaísmo é o oposto: uma pessoa não percebe internamente, dentro de si mesma, mas sai de si mesma em amor e doação.

Nós naturalmente percebemos o mundo através de um filtro de “o que eu ganho com isso.” E podemos transcender isso. Quando mudamos nossa abordagem da realidade, percebemos uma ampla realidade que é plena e eterna.

É por isso que os Macabeus lutaram. Hoje, todos nós percebemos o mundo de acordo com a abordagem grega, e chegou o momento de uma atualização.

De KabTV “Nova Vida # 471 – Feriados: O Processo de Helenização Antes E Agora”, 23/07/14