Um Sinal Característico Dos Tempos

laitman_565_02Comentário: O nosso tempo é diferenciado dos anteriores em que as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras.

Há muitas opções hoje por causa da televisão, telefones, todos os tipos de jogos e toda a correspondência através da Internet que nos ajudam a se afastar uns aos outros.

Além disso, hoje é possível encomendar comida e tudo o mais que uma pessoa precisa de casa, então ela não precisa de mais nada. Apenas se há um problema que necessite ajuda médica, a pessoa irá ligar para um médico.

A situação é semelhante inclusive no trabalho. Cada pessoa tem seu próprio cubículo com um computador. Tudo é organizado para permitir que nos comuniquemos o menos possível uns com os outros porque o contato está se tornando cada vez mais difícil e oneroso dia após dia.

E isso é natural porque o nosso ego está em constante crescimento. Nós vemos que as conexões entre nações, países, pessoas, em particular entre os indivíduos e, especialmente, entre as crianças e os pais, estão se tornando insuportáveis. Isto é tanto que uma pessoa vai imediatamente “explodir”.

Uma nova cultura de comunicação está aparecendo onde as pessoas estão acostumadas a dizer vulgaridades. Elas acreditam que essa é a norma, e, aliás, não se ofendem. Isso é algo que me surpreende muito. Isso é particularmente visível nos parlamentos ….

Resposta: Nos parlamentos, isso é natural. Existem regras especiais lá. Eles podem insultar, humilhar e jogar lama uns sobre os outros. No entanto, eles não são rápidos para recorrer a advogados e apresentar processos judiciais porque este é o seu trabalho.

Mas a família, filhos, escola, trabalho, ruas, dirigir carros, e tudo o mais se tornaram muito fortes e duros.

O que é interessante é que as pessoas estão se acostumando com um diálogo como esse. O limiar de dor do indivíduo está se tornando mais e mais grosseiro. Se no passado eles diriam algo afiado para mim, eu iria reagir a isso de forma negativa. Eu não iria tolerar uma conversa como essa. Hoje alguém fala para mim e eu aceito a mesma conversa como norma de comunicação entre nós e me insulto com ela. Ninguém acha que isso é antiético e grosseiro.

De acordo com isso, a tendência está mudando e a arte, os canais de televisão, teatros e filmes estão mostrando velhos clássicos ou séries de baixo nível.

Nós estamos nos movendo em direção a uma situação em que o nosso mundo está se tornando mais e mais grosseiro, opaco, e, finalmente, as células nervosas emocionais dos sentimentos morrem.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/05/16