Nosso Desejo Determina Tudo

Laitman_198Pergunta: O que uma pessoa comum ganha, de forma prática, com a sabedoria da Cabalá?

Resposta: Eu não sei o que é uma pessoa comum. Tudo é determinado pelos desejos de uma pessoa. Cada um de nós é um desejo de receber, um desejo de desfrutar.

Se o desejo de desfrutar é como o desejo de um gato de pegar o rato, então eu sou um gato. Se é como uma vaca para comer grama, então eu sou uma vaca.

Se o meu desejo é o de plantar uma árvore, de construir uma casa e ter filhos, o que neste mundo significa que sou um ser humano, então eu sou um ser humano. Se eu tenho um desejo de ser rico, de adquirir conhecimento ou respeito, então eu sou um grande homem neste mundo e já aspiro a crescer até esse nível. Mas tudo isso é no âmbito do nosso mundo, de acordo com as minhas necessidades.

O ponto é que nós temos desejos que não podem ser satisfeitos em nosso mundo, e é daí que vem a necessidade de descobrir o sentido da vida. Aparentemente, essa é uma pergunta simples, mas que permanece sem resposta.

Quando a pessoa começa a se perguntar para que ela está vivendo e não encontra uma resposta em nada que faz, e esta pergunta lhe leva ainda mais para a frente, ela já é chamado de ser humano, porque se pergunta sobre seu objetivo, e não sobre o animal dentro dela, mas sobre o ser humano dentro dela.

Pergunta: Uma pessoa é programada para atingir a espiritualidade?

Resposta: Sim, a atração à espiritualidade pode despertar em um cara simples, da mesma forma que pode estar adormecida em algum tipo de Einstein. Não importa.

Da Lição de Cabalá em Russo 10/01/16