Desfazendo Mitos Sobre A Cabalá, Parte 2

laitman_219_01“A idade de 40 anos” na Cabalá

Pergunta: Há um rumor de que uma pessoa só pode começar a estudar Cabalá após a idade de 40 anos. Isso é correto?

Resposta: É um grande mal-entendido que a pessoa não pode estudar Cabalá até que tenha 40 anos de idade. Na sabedoria da Cabalá, o número 40 significa o nível de Bina.

A pessoa que atingiu o nível de Bina obtém a propriedade absoluta de doação onde pode revelar toda a enorme Luz de Hochma que rege todo o universo. Portanto, a sabedoria da Cabalá tem duas partes: antes do nível de Bina e acima dele. Todo mundo é capaz de estudar até o nível de Bina. No entanto, acima dele, somente aqueles que são capazes podem continuar e subir ainda mais.

O nível de Bina é chamado de “a idade de 40 anos”. Portanto, as únicas pessoas que podem “estudar a Cabalá” – ou seja, receber a Luz de Hochma – são aquelas que alcançaram o nível de Bina, que é definido pelo número 40. No entanto, isso não tem nada a ver com a idade biológica de uma pessoa.

Como prova, há o exemplo dos famosos Cabalistas que morreram numa idade jovem, sem atingir a idade de 40 anos, como o ARI, o rabino Nachman de Breslav, e outros. Obviamente, eles começaram a estudar a Cabalá muito antes de terem 40 anos de idade.

Houve também uma proibição de pessoas solteiras estudarem Cabalá. Considerou-se que uma pessoa com uma família era mais estável e equilibrada, e como resultado, elas seriam mais adequadas para o estudo. No entanto, durante esses tempos, as pessoas costumavam se casar quando tinham 16 a 17 anos de idade.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 28/02/16