Como As Futuras Organizações Serão Geridas

laitman_565_01Opinião (de hbr-russia.ru): “Os cientistas descobriram que ao longo da história, a humanidade passou por diferentes fases de evolução e em todas as fases houve um salto na consciência, moralidade e psicologia. E todas as vezes que a humanidade subiu para um novo nível, ela criou uma nova forma de cooperação, um novo modelo de organização”.

Opinião (livro e palestra Reinventando as Organizações de Frederic Laloux): “No novo nível de nossa evolução todas as plantas são divididas em equipes de dez pessoas. As equipes são geridas e organizadas de forma independente e coordenada e decidem quais serão os seus salários e até mesmo tomam decisões sobre a absorção de novos trabalhadores. Se há mal-entendidos elas se voltam para um escritório central para obter conselho. O único papel do gerente é representar a empresa no mundo exterior.

“As equipes operam coletivamente e não há hierarquia de realizações pessoais, uma vez que existe uma rotação de escritórios e as pessoas servem como comerciantes, empregadores, e às vezes como mentores de seus colegas. Não existe uma estratégia que a gestão possa trazer aqui ou slogans que sejam forçados a elas. Cada uma entende a responsabilidade que tem. O principal objetivo é tornar o mundo um lugar melhor.

“O lucro deixa de ser um fim em si mesmo e é resultado do bom trabalho em equipe. Apesar do paradoxo, as empresas se mantêm competitivas e têm lucros consideráveis. Esses não são cálculos teóricos ou uma utopia, mas um novo método concreto de organização de gestão e é o protótipo de futuras organizações.

“Nós podemos ver exemplos na Patagônia, nos desenvolvedores de jogos da Valve e na empresa de energia AES”.

Meu Comentário: A busca por modelos de organização vai continuar, mas vai levar a decepções ainda maiores no final, porque sem mudar a natureza do homem de egoísta para altruísta, e a recompensa do nosso mundo para a revelação do Criador, não vamos encontrar nenhuma solução.

Portanto, não haverá resultados positivos se não disseminarmos a sabedoria da Cabalá e cumpri-la.