O Segredo Dos Livros De Cabalá

laitman_526Pergunta: Se não há palavras na espiritualidade, como os Cabalistas transmitem as suas realizações uns aos outros e escrevem livros?

Resposta: Os Cabalistas usam o que chamamos de linguagem dos ramos. O mundo espiritual é a raiz, e com isso nós percebemos alguma marca corpórea em nossos sentidos corporais, que é chamada de ramo.

Portanto, nós podemos descrever fenômenos espirituais mesmo em nossa linguagem, usando palavras deste mundo, porque há um resultado, um ramo no mundo corpóreo para tudo o que existe no mundo espiritual.

Suponha que existam dois Cabalistas. Como posso dizer-lhe sobre o mundo espiritual, se a consciência espiritual e a realização são pessoais? Eu sinto certa imagem, uma forma, um grande mundo, uma realidade infinita que me é revelada em todos os meus sentidos em todas as direções, em todos os eixos, e você sente alguma coisa, também. Como podemos comunicar e compartilhar nossas impressões?

A solução é, na verdade, estar aqui em nosso mundo, em nossos corpos físicos. Esta é a razão pela qual nós podemos usar nossos corpos para nos comunicar uns com os outros para escrever textos e transmitir informações até mesmo por pistas ou um olhar. Esta é a razão de nós usarmos nossa linguagem corporal.

No mundo espiritual, por exemplo, existem forças chamadas uma cadeira, uma mesa, uma xícara, ar, uma parede, uma janela, e assim por diante.

Nós usamos esses nomes em nosso mundo, mas ao usá-los, nos referimos à essência interna do conceito no mundo espiritual. Eu digo “uma janela”, mas me refiro a uma janela que existe no mundo espiritual, enquanto você entende que me refiro à janela. Eu digo “a janela está aberta”, e você entende qual é o significado de uma janela aberta no mundo espiritual, embora eu transmita a ideia para você usando palavras corpóreas.

É assim que os Cabalistas falam, e é assim que eles escrevem seus livros. Isso é chamado de linguagem dos ramos que é aceita por todos os Cabalistas. Esta é a linguagem em que a Torá está escrita, mas as pessoas comuns não sabem disso, porque os Cabalistas a escreveram a fim de falar um com o outro sobre o mundo espiritual, enquanto as pessoas pensam que é sobre o nosso mundo. Este é o segredo da Torá.

Pergunta: Acontece que quando você lê os livros de Cabalá, as palavras não significam nada para você, a menos que você compreenda o seu significado duplo.

Resposta: Correto. Eu li apenas estas palavras porque conheço a linguagem, mas não entendo mais do que alguém que não sabe hebraico. Além disso, se uma pessoa não sabe hebraico, é ainda melhor, já que ela não fica confusa e não imagina coisas diferentes sobre o nosso mundo.

De KabTV “Encontros com a Cabalá” 07/07/15