O Criador Está Brincando De Esconde-Esconde Conosco

Dr. Michael LaitmanPergunta: Os feriados da nação israelense são um continuum de fases que uma pessoa passa quando decide seguir o caminho de amar os outros. Cada feriado é uma parada ao longo deste caminho no processo do completo cumprimento desta meta. Qual é o lugar de Sucot nesta cadeia de eventos?

Resposta: Assim como qualquer outro fenômeno, é difícil explicar o que os feriados significam do ponto de vista Cabalístico, pois trata-se de algo que a pessoa ainda não sente e ao qual ainda tem que desenvolver sua sensibilidade.

No início da criação nós estávamos em contato direto, constante e revelado com a força superior que nos criou, mas nesse estado nós não entendíamos o Criador e ainda não tínhamos conhecimento Dele, como se fôssemos um embrião no útero de sua mãe, aderido a ela e existindo graças a ela.

A fim de amadurecer os seres criados dentre nós que entendam o Criador e O conheçam, para estudar Seus atributos, ser como Ele e se relacionar com Ele como Ele se relaciona conosco, houve o Tzimtzum (restrição) e a ocultação. Os seres criados de repente foram separados do Criador.

Acontece que há o ser criado (o homem, a humanidade) e, em contraste, há o Criador, a força que controla tudo e opera a criação. Não há nada além da força do Criador e o homem que foi criado por Ele, a quem Ele quer elevar ao Seu nível.

A fim de permitir que uma pessoa cresça, o Criador coloca um Masach (tela) de ocultação entre Ele e o ser criado, uma partição espessa. Eu não vejo o Criador por trás dessa partição, mas tenho que tentar encontrá-Lo, como se brincasse de esconde-esconde, tentando vê-lo em tudo o que acontece comigo e dentro de mim.

Em geral, não há nenhum outro trabalho no mundo que não seja a representação constante do Criador diante de mim. Eu tenho que tentar descobrir o Criador em todos os meus pensamentos, desejos e sentimentos, e em tudo o que acontece ao meu redor. Eu tenho que receber tudo como Masachim (telas) que ocultam o Criador por trás delas.

Eu tenho que sentir que é apenas o Criador que preenche todo o mundo e opera tudo, inclusive eu, é claro. Todo o meu trabalho reside em remover as ocultações e retornar ao estado de um contato revelado com o Criador, quando eu entendo, conheço e sinto Ele na profundidade da ocultação anterior, ao transformar o Aviut (espessura) da partição numa área para a Sua revelação!

Esta área, que anteriormente criou a ocultação, agora torna-se a área da revelação que é chamada de mundos superiores e pela qual eu começo a entender e sentir o Criador. Eu me esforço durante a ocultação, a fim de revela-Lo, e graças a isso eu cresço e aprendo a compreender e ser como Ele.

O Criador quis me ensinar e revelar Seus atributos e isso tem sido bem sucedido. Agora nós nos conhecemos e entendemos um ao outro. Eu sinto tudo o que Ele queria me ensinar pela ocultação. Depois de corrigir a ocultação em revelação, há amor mútuo e abertura entre nós e nós alcançamos a adesão completa. Nós temos que passar por este processo, pois este é todo o plano da criação.

Há níveis na ocultação, começando com os mais fáceis até níveis cada vez mais difíceis. Por fim, eu me encontro por trás de cinco níveis de ocultação chamados de mundos. A fim de chegar mais perto do Criador e conhecê-Lo, eu tenho que revela-Lo em cada nível.

Os cinco níveis de ocultação são divididos em cinco partes e cada uma é dividida em cinco outras partes perfazendo um total de 125 níveis que me separam do Criador. Em cada nível, eu tenho que inverter a ocultação em revelação, a falta de entendimento em compreensão e a falta de sentimento em sentimento. Assim, eu adquiro os atributos do Criador e mudo de um nível para outro.

Isso não é nada como uma investigação científica neste mundo, quando um físico continua a ser o que era depois de revelar algo novo. Os níveis de revelação espiritual mudam o próprio pesquisador.

Afinal, os atributos do Criador são opostos aos meus atributos. Eu recebo totalmente e Ele doa totalmente. Portanto, eu tenho que mudar o Masach que O oculta de recepção em doação, a fim de revela-Lo. Como meus atributos são opostos aos do Criador, o Masach O oculta, e invertendo-o para a doação, eu avanço e me aproximo do Criador.

De KabTV “Uma Nova Vida” 05/10/14