Não Brinque Com O Ego; Envolva-Se Com A Alma

Laitman_022Pergunta: Como a pessoa deve trabalhar corretamente com desejos estranhos, já que quanto mais você avança, mais eles são revelados?

O que é melhor: proibir os meus pontos fracos para que eu não caia em realizações egoístas, ou aplacar minha “besta” quando ela diz: “Pegue isso para mim”, pensando que estou fazendo isso para me aproximar da espiritualidade?

Resposta: Você nunca consegue aplacar sua besta! Você não pode satisfazê-la de forma alguma! Não importa o quanto de liberdade você dá a ela, não importa o quanto a satisfaça com todos os tipos de prazeres, ela não vai se acalmar. Por outro lado, colocar limites nela não vai ajudar.

Alimente-a, e ela vai querer dobrar de tamanho. Limite-a, e ela ainda vai querer o dobro. Vai parecer que há possibilidades inesgotáveis ​​para que o prazer seja encontrado.

Como é possível superar isso? Você não precisa estar envolvido com sua besta. Não bata nela, nem a aplaque. Pelo contrário, esteja envolvido com a alma. Feche os olhos como se não existisse a besta, e se envolva com o trabalho espiritual. Participe de um grupo para ter funções e responsabilidades e arraste-os sem se desviar em direção à besta, porque brincar com o ego não traz nada de bom.

Da Convenção em São Petersburgo 19/09/14, Lição 2