Ensine O Mundo A Ser Um Embrião Dentro De Nós

Dr. Michael LaitmanPergunta: Às vezes você acentua a importância do grupo e, às vezes, a importância da disseminação. Como nós podemos entender isso corretamente para realmente inserir a “Luz”?

Resposta: Cada pessoa precisa receber nutrição da parte superior, e juntas elas devem internalizar esse poder que receberam a fim de crescer. Este é o próximo passo após a construção de um útero e um embrião; o nosso maior avanço ocorre dentro desse sistema interno e externo: o sistema superior e inferior.

A fim de fazer isso, nós precisamos procurar constantemente as falhas em nós, a nossa capacidade de acrescentar algo mais ao crescimento do nosso ventre e do nosso estado de embrião; em outras palavras, nós precisamos diminuir a nós mesmos. Se estivermos prontos para isso e quisermos que o Superior seja tão grande quanto possível, se procurarmos maneiras de fazê-lo crescer, despertamos desejos ruins e corruptos em nós, que despertam na forma de um protesto. Desta forma, nós avançamos pela aceleração do tempo, “despertando o amanhecer”.

Nós nos transformamos num homem velho que anda curvado e continua tendo certeza que não derrubou nada. Assim nós começamos a avançar no nosso estado ao descobrir as falhas, as quais usamos para construir e expandir o grau superior. O útero se torna maior, e agora o nosso embrião pode crescer mais nele. O apelo vem de baixo, do inferior, enquanto o crescimento, as fases de desenvolvimento, se manifestam de cima, através do poder do Superior. É assim que construímos a nós mesmos.

E uma vez que completamos os nove meses de desenvolvimento pré-natal, nós nascemos para o mundo espiritual, passamos pelas etapas do pequeno estado, chegamos ao grande estado, e ficamos prontos para dar à luz a outros e ser para eles como o superior é para o inferior. Nós precisamos estar neste estado em relação ao mundo e ensinar o mundo a ser um embrião dentro de nós.

Pergunta: O Machsom é a linha onde comparamos nossas qualidades ao útero e aprendemos a alimentar os outros?

Resposta: Um embrião espiritual é o estado acima do Machsom. Se eu sou capaz de me conectar com outras pessoas e crio com elas um único corpo com a ajuda da Luz Superior, que nos influencia e nos une num único conjunto, então eu já estou acima do Machsom. Neste ponto, nós já somos capazes de doar no nível mínimo, e isso só pode ser feito no mundo espiritual, acima do Machsom. O Machsom é a fronteira que determina se eu ainda estou em estado de recepção egoísta ou se já possuo certo grau de doação.

O Machsom é uma espécie de restrição onde eu me cubro num grau mínimo. E as fases de maior restrição e doação são construídas acima disso.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 02/12/14, O Estudo das Dez Sefirot