Por Que O Mundo De Atzilut Não Quebrou?

Dr. Michael LaitmanPergunta: Por que o mundo de Atzilut não quebrou com o mundo de Nekudim? Será que ele tem um mecanismo de defesa que impede a quebra?

Resposta: Isso mesmo! Este mecanismo é chamado de “correção das três linhas”, quando a subida de MAN (oração) e a conexão entre a parte receptora e a parte doadora são realizadas diretamente, ao contrário do mundo de Nekudim, onde toda a Luz desce para o Kli (desejo) e leva à quebra.

No mundo de Atzilut, o Kli primeiro se prepara alinhando as três linhas. É como se ele tivesse entrado em contato com o Superior antes do tempo, e soubesse de antemão o que iria receber.

Ele conhece toda a Luz que o Superior pode dar, todo o nível (GAR), mas diminui-se de certa forma para receber apenas parte dessa Luz, e só a aceita nos Kelim de doação, Malchut, que subiu a Bina, acima da própria Malchut. Desta forma, a Luz é revelada e aceita pelo inferior.

Em outros mundos, ao contrário do mundo de Nekudim, o mundo de Atzilut tem um mecanismo de defesa de ambos os lados: 1. O Superior, que dá ao inferior, só libera VAK de Hochma, apenas uma pequena porção da Luz; 2. Como o inferior se prepara para receber esta Luz, ele inicialmente contata o Superior e ele mesmo forma um sistema chamado de “três linhas” para estar preparado para receber até mesmo uma parte da Luz, não diretamente, mas através das três linhas.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/12/10, “O Estudo das Dez Sefirot