Trabalho Global Em Nossos Erros

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “A Paz”: Qualquer um pode ver como uma sociedade grande como o estado da Rússia, com centenas de milhões em população, mais terra do que toda a Europa, inigualáveis na riqueza em matérias-primas, e que já concordou em levar uma vida comunitária e praticamente aboliu a propriedade privada, onde cada um se preocupa somente com o bem-estar da sociedade, aparentemente adquiriu a medida completa da virtude da doação aos outros em seu sentido completo, além do que a mente humana pode compreender.

Ainda assim, vá e veja o que aconteceu com eles?… Na verdade, o fato nos intriga, porque, a julgar pela riqueza do país e sua população abundante, parece irracional que chegariam a isso. Mas esta nação cometeu um pecado que o Criador não perdoa: que todo este precioso e exaltado trabalho, ou seja, doação aos outros, que eles começaram a realizar, deve ser para o Criador e não para a humanidade.

Pergunta: O que significa, “O Criador não vai perdoar”?

Resposta: Esta é a lei, cujos efeitos só podem ser revelados na forma de ruptura prolongada e destruição. Levará muito tempo para a Rússia entender a falha em sua tentativa. Já faz vinte anos que este país está passando por uma espécie de período de transição, cujo resultado começou um falso retorno à época anterior, aos dias de Stalin com a intenção de descobrir o que exatamente e em que medida eram as corrupções. Veja que enorme reviravolta eles terão que fazer para compreender e reconhecer como seguir em frente.

Os americanos e os europeus também terão que trabalhar seriamente em seus erros, até que no final todos cheguem a uma decisão comum. Entretanto, cada um segue direções diferentes e o mundo está voltando aos tempos da guerra fria com todos os seus detalhes.

Por outro lado, este século é diferente do último: hoje não há nenhum medo das grandes guerras entre as superpotências. Isso é improvável, já que com certeza levaria ao desastre e a aniquilação total. Então haverá conflitos e guerras regionais; vai haver agitação e problemas, até que todos os lados percebem que não têm nenhuma outra escolha senão cooperar integralmente.

E mais, o futuro golpe virá de uma direção diferente: social, econômica, etc.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 08/09/13, Escritos do Baal HaSulam “A Paz”