O Oceano Atrás Da Porta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Na verdade, nós só precisamos corrigir o nosso egoísmo que impede a conexão. Então, por que desenvolvemos toda a metodologia da educação integral? O que mais podemos falar além da separação e unidade?

Resposta: Na verdade, não existe mais nada. No entanto, quando você começa a ir mais fundo, quando você entra, verifica-se que aí reside toda a sabedoria superior. Ela é inerente ao desejo de receber e ao desejo de doar.

Afinal de contas, todas as nossas ações convergem para esse dualismo. Não é apenas o “mais” (positivo) e o “menos” (negativo), duas forças opostas. No entanto, observe para o que elas produzem, interagindo entre si neste mundo: todas as ciências, incluindo a física, química, biologia, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, e assim por diante. Tudo é construído na interação de dois opostos, o mundo inteiro, o universo com o seu conjunto de leis e uma série de detalhes.

Na espiritualidade, nós somamos a isso a tela e a Luz Refletida. A resposta do “menos” é a da matéria que quer ser como o “mais” (ou seja, a Luz) e, assim, algo totalmente novo emerge. Não é apenas a relação entre o positivo e negativo, mas a sua relação entre si. O “menos” começa a se relacionar com o “mais” de forma completamente diferente. Ele sobe acima de si mesmo, do seu conhecimento, da sua mente, e age contrário à sua própria natureza, à semelhança do “mais”. O ser criado aprende com o Criador  o que fazer, e ele faz isso.

Leis muito mais complexas se manifestam aqui, que nós estudamos. Esta é uma sabedoria grande e verdadeiramente ilimitada. Ela cresce aparentemente do nada, de dois opostos, um dos quais só quer ser como o outro. Pareceria como se um tornaria como o outro. No entanto, você abre a porta um pouco, e, por trás disso, você descobre o oceano sem fim.

Da Lição Diária de Cabalá 02/09/13Escritos do Baal HaSulam