Cuidado Com Os Comerciantes Da Verdade

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Paz no Mundo”: Todos esses atributos: misericórdia, caridade e paz, surgiram e nasceram da fraqueza da verdade. Isso é o que fez com que a sociedade se dividisse em seitas. … Em palavras mais simples, nós podemos dividir as duas seitas em “construtores” e “destruidores”. Construtores são aqueles que querem a construção, o benefício do coletivo, para os quais frequentemente estão dispostos a dar os seus próprios bens aos outros.

Mas aqueles que são naturalmente propensos à destruição e à libertinagem estavam mais confortáveis em se ​​apegar ao atributo da verdade, ou seja, “O que é meu é meu e o que é seu é seu”, para seu próprio ganho, e nunca querer desistir de nada do que é seu aos outros, sem levar em consideração comprometer o bem-estar da coletividade, pois, por natureza, eles são destruidores.

Nós não somos capazes de “viver na verdade”, ou seja, ser guiados pela categoria da verdade. Quanto aos destruidores, eles só falam sobre isso, usando seu nome e aparência para sua vantagem.

Na realidade, a verdade é que todos são iguais em termos relativos. Mas, para isso, é necessário estimar corretamente a natureza e os esforços de todos para poder comparar cada estado concreto. Nós somos incapazes de tal análise.

Só na correção final, quando nós estamos todos interligados e oferecemos uns aos outros num sistema análogo integral e unificado, todos vão ser capazes de agir em relação aos demais de acordo com a categoria da verdade. Até então, nem por um instante antes da unidade, não é a verdade, porque eu não posso contribuir a cada momento, proporcionando a todos tanto quanto necessário, de acordo com as suas obras, a sua preparação e suas necessidades.

A verdade é uma imagem completa. Portanto, nós recebemos categorias preliminares para formá-la: misericórdia, justiça e paz. Nós partimos de uma impureza egoísta simples, do princípio do “o teu é meu, e o meu é meu”. Então, nós passamos ao atributo de Sodoma, “o meu é meu, o teu é teu”. Isso já é certo progresso.

Mas, na espiritualidade, a impureza se transforma no oposto: “o meu é teu, e o teu é teu”.

Além disso, há outra opção: “o teu é meu, e o meu é teu”.

Como nós usamos a misericórdia, a justiça e a paz para corrigir e, finalmente, atingir o “destino final” da verdade? Em geral, de que forma são os atributos preliminares menos do que a categoria constante e única da verdade?

A verdade é chamada de estado à prova de falhas de um sistema corrigido em que estamos todos interligados e satisfazemos os desejos do outro. Em outras palavras, o meu desejo trabalha para todos, conforme a minha capacidade e responsabilidade de fornecer para todo o sistema. Da mesma forma, todos os outros trabalham da mesma maneira, estando no estado da correção final, tal como os órgãos de um corpo saudável. Esta é que é a verdade: cada parte sente o desejo de qualquer outra parte e o desejo coletivo de todos, como o seu próprio. Ninguém tem qualquer problema com o “doar-se”, e proporcionar-lhes tudo o que precisam.

Tal abordagem seria um fardo para mim, porque é contra a minha vontade. Eu teria que ter em mente sete bilhões de preocupações e cálculos para cada pessoa na Terra. Isso é possível?

Por outro lado, se eu estou num sistema em conjunto com todos, e eles se tornam o meu desejo, então tudo se torna fácil e simples, porque agora nós cuidamos um do outro naturalmente, assim como eu não penso no meu corpo quando ele está saudável e funciona corretamente. Com uma interconexão universal, todo mundo satisfaz a todos de acordo com o atributo da verdade. Assim, ele é revelado somente como resultado da correção.

Ainda assim, como tudo funciona nas fases preliminares? Por exemplo, quais são as medidas de conexão entre nós chamadas “justiça”, “misericórdia” e “paz”? Que tipo de relação é essa? Qual é o seu poder? Em que condições isso funciona?

Nós estamos falando sobre o sistema com defeitos, ainda não concluído, “manco”, na medida em que não podemos ser limitados por uma das categorias preliminares e somos forçados a usar todas as três. Quais são as desvantagens desses métodos de controle social? Cada um tem algo corrigido; no entanto, todos precisam de apoio, ajuda dos outros dois. Novamente, quando todos os três estão em harmonia entre si, o que lhes falta para alcançar a verdade?

Comentário: Nós podemos precisar de um incentivo, uma motivação para avançar em direção à verdade.

Resposta: Em princípio, sim. Por exemplo, a justiça que está sendo revelada me traz algum contentamento, e ao mesmo tempo um desejo, uma necessidade. Esta necessidade é dirigida à misericórdia e à paz que eu preciso. Quando eu as incluo, eu tenho uma necessidade de verdade. Mas até lá, eu mal posso imaginar o que é um sistema perfeito.

Comentário: Nós muitas vezes tendemos a tomar a “verdade” de mentirosos…

Resposta: Na verdade, quando a agitação começa num país, algum “campeão da verdade”, falando das barricadas, promete realizar as aspirações das pessoas e cuidar de todas as suas necessidades. Suas palavras mentem, mas não porque no seu coração ele não vairealizar suas promessas. Simplesmente, essas promessas inicialmente mostram uma falta de conhecimento da natureza das coisas, de compreender o fato de que ninguém pode sentir os desejos dos outros. Assim, com base em sua amarga experiência, as pessoas já estão conscientes de que são enganadas por promessas irrealistas.

É realmente impossível no nosso mundo, de acordo com a verdade, avaliar cada um e dar-lhe o que ele precisa. Nem os indivíduos, nem as organizações são capazes de fazer isso, e se as pessoas procuram algo assim, então elas não entendem o que querem. Quanto aos que prometem, essas pessoas são altamente ambiciosas. Quem quer o poder é geralmente um grande egoísta, capaz de usar o bom nome da verdade a seu favor.

É por isso que devemos construir a conexão na sociedade humana de acordo com as categorias da justiça, misericórdia e paz. Só então poderemos nos aproximar do atributo da verdade. Não faz sentido apelar por ele agora. Inicialmente, aspirando por correção, nós entendemos com o coração e a mente que ele não será completo no processo. Nós precisamos perceber isso, porque a nossa sensação afeta o sistema geral.

No entanto, este conhecimento é importante hoje, quando o mundo inteiro entrou no processo de correção. É preciso explicar às pessoas que o ideal da verdade não será alcançados de uma só vez, que só pode ser realizado quando nós estamos unidos, naturalmente interligados. Só então é que todos fornecem aos outros sem hesitação, sem quaisquer cálculos especiais. Se neutralizarmos completamente nosso desejo egoísta e nos tornarmos conectados pelo amor absoluto, então, entre nós, de um para outro sem quaisquer restrições, tudo o que é necessário flui. Eu estou aberto para os outros e não os critico. Deixe-os tomar o que eles querem. Em seguida, a categoria de verdade é realizada.

Mas, até então, todos devem estar preparados para certas limitações, para certos sacrifícios. Isto é normal e bastante possível. Aqui, nós temos as categorias preliminares que nos permitem corrigir a nós mesmos. Nós não seremos capazes de entender e perceber o atributo da verdade. Em essência, essas categorias são muito mais complexas, complicadas e sofisticadas do que a verdade, porque se destinam a nos ajudar apenas nos primeiros estágios de correção.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/07/13, Escritos do Baal HaSulam