Uma Oração Sobre Um Nascimento Bem-Sucedido

Dr. Michael LaitmanNós precisamos de certos meios, a fim de ir de um estado para outro. A transição da recepção para a doação ocorre como resultado de uma virada, na qual Malchut do superior torna-se Keter do inferior. Por esta razão, a pessoa deve sempre ver a melhor forma de utilizar essa transição.

O mais importante é a transição. Os estados já estão pré-determinados, mas o nosso trabalho consiste em acelerar a transição de um estado para outro, tanto quanto possível.

Todos os estados são determinados por uma ligação dos genes informativos chamados Reshimot, e todos os graus já estão estabelecidos no processo de descida dos mundos de Cima para baixo. A chave é acelerar a transição de um estado para outro. A antecipação ocorre quando nos conectamos com os meios que ajudam nessa transição. Todo o nosso trabalho está focado nesse intervalo.

A pessoa sente um lapso: ela ainda pertence ao nível inferior, mas, às vezes, é capaz de ascender ao nível superior, e, em seguida, desce novamente ao inferior. Ela flutua para frente e para trás, como que apoiada numa vara que se transforma em serpente e, depois, volta a ser vara novamente. A pessoa tem que saber como pegar a serpente pela cabeça ou pelo rabo, e que ações realizar com suas “mãos” (no desejo de receber), a fim de revelar sua intenção egoísta e corrigi-la, ou seja, esclarecer se sua intenção é para si mesma ou para a doação.

Nós temos que entender também que estamos ligados por condições externas. Se nós estamos num estado de transição, estamos sujeitos a certo perigo, como durante o parto. Enquanto o feto está no útero, ele está seguro, porque sua mãe o protege. Depois que a criança nasce, ela também está segura, porque sua mãe vai cuidar dela. No entanto, a transição de um estado para outro, como o nascimento em si, é bastante perigoso. Isto é devido ao fato de que muitas forças estão envolvidas, e a combinação adequada destas forças nos permite nascer, ou transitar de um estado para outro.

A dificuldade reside no fato de que enquanto a pessoa se encontra num estado de transição, ela é controlada pelas perturbações externas e pode cair sob a sua influência. Portanto, ela deve sempre se proteger delas. Se a pessoa está cercada de pessoas que não estão envolvidas no trabalho interno e não estão interessadas em outra coisa senão futebol, elas não apresentam qualquer perigo. No entanto, se elas estão envolvidas em algo que se assemelha a seu trabalho espiritual e desejam atraí-la para o lado delas, elas podem influenciá-la, especialmente se são maioria.

Isto é particularmente perigoso durante a transição de um estado estável e plenamente realizado para o próximo estado, que pertence a uma doação maior, dar-se à sociedade, e se conectar com os amigos. Entre estes dois estados a pessoa está em perigo, e precisa da realização da grandeza do Criador, da importância do estudo, do professor, dos amigos e do grupo. Então, todos esses fatores que contribuem para o seu nascimento irão guiá-la corretamente para que ela possa penetrar no caminho estreito entre os níveis e nascer.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 17/04/12, Escritos do Baal HaSulam