O Direito De Se Sentir Ofendido

Dr. Michael LaitmanPergunta: No decorrer das interações interpessoais podem surgir algumas emoções fortes. Elas podem ser positivas ou negativas. Como e onde a pessoa deve perceber esses estados emocionais, no grupo ou em outro lugar?

Resposta: A pessoa pode perceber suas emoções onde ela desejar, desde que estas derivem de uma visão integral do mundo. Se elas derivam de visão integral do mundo, essa pessoa não pode afligir mal a outra. Essa pessoa pode falar ou gritar algo áspero quando vê uma ação ou resultado negativo, mas não vai causar dano a outra.

Pergunta: Se alguém surta e diz coisas dolorosas, é melhor reconciliar imediatamente ou dar um tempo?

Resposta: É impossível encobrir tudo imediatamente dizendo vamos apertar as mãos e se abraçar. Isto deve ser esclarecido. É bem possível que cada um de nós tenha o direito de explodir e os restantes têm o direito de ficar chateados. Tudo isso é correto e normal. Isso acontece com nossos filhos que tanto amamos, mas às vezes o seu comportamento é tão insuportável que não podemos suportá-lo. Observamos isso em animais, bem como quando uma mãe bate na cabeça de um bebê ou lhe dá um tapa no ouvido.

Não há nada do que se envergonhar. Dentro de um quadro específico explosões e ressentimentos são aceitáveis. Nós temos que examinar estas coisas, já que estamos ainda no processo de aperfeiçoamento do processo de educação e ainda não atingimos o seu estado final.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 26/02/12