Um Processo Infinito

Dr. Michael LaitmanPergunta: Os estudos universitários são geralmente divididos em várias etapas: primeiro, segundo, terceiro ano, e assim por diante. A educação integral também deve ser dividida em estágios formais, como na universidade?

Resposta: Certamente, porque a pessoa tem que ver as etapas que atravessa. Isso a estimula e motiva, e é fundamental.

Por outro lado, durante os estudos, nós devemos constantemente falar sobre o fato de que tudo se baseia na evolução, autotransformação, auto aperfeiçoamento, bem como a convergência entre nós e a natureza, para que a sociedade humana também se torne integral, igual, mais próxima em sua cooperação mútua, como toda a natureza. Portanto, as pessoas devem entender que este é realmente um processo infinito, como a própria vida.

No final, a pessoa começa a sentir o infinito, a eternidade de toda a natureza e se aproxima dela cada vez mais. E começa a sentir que ela é pacífica, como toda a natureza e é capaz de doar-lhe seus desejos e pensamentos, porque começa a entrar em contato com ela. Este contato é sentido na pessoa de forma muito clara: ela vê como a natureza influencia o mundo ao seu redor, mesmo no nível inanimado, para não falar do nível vegetal e animal.

O nosso papel é chegar ao estado em que nós como que influenciamos a natureza através dos nossos desejos, pensamentos e intenções, e chegamos ao equilíbrio absoluto, ao conforto absoluto com o mundo que nos rodeia. Por mais estranho que possa parecer, quando a pessoa realmente se sente em harmonia com tudo o que existe, a sensação de vida e morte desaparece.

As pessoas têm certa discrepância em seu entendimento e consciência do que é a vida. Se nós oferecermos a elas uma ideia disso, isso gradualmente as penetraria e elas começariam a entender que o nosso movimento em direção ao equilíbrio com a natureza nos oferece algo sobrenatural, e não apenas certa existência confortável e a chance de nos multiplicar.

De KabTV “Fundamentos da Sociedade Integral” 26/02/12