Não Rejeite O Egoísta

Dr. Michael LaitmanPergunta: Será que as pessoas compreendem que a inclinação ao mal existe nelas? Podemos dizer-lhes abertamente isso?

Resposta: Não, jamais! É proibido dizer a uma pessoa que ela é egoísta, ou mesmo dizer algo ruim sobre ela. Que direito você tem de fazer isso? Se ela é normal e se comporta como os outros seres humanos, então como é possível dizer que ela é má, que seu ego a controla, e assim por diante? O oposto deve ser feito. Você precisa sugerir algo bom para ela, sem lhe dizer de forma alguma que há algo mau nela. Você precisa se aproximar dele como se ela fosse especial.

Como nós nos aproximamos de uma criança? Se você quer educá-la corretamente, você não precisa colocar pressão sobre ela. Você precisa apoiá-la, dar-lhe a segurança de que ela é capaz, que ela é grande e forte. Desta forma, você irá despertar as forças corretas nela para avançar, e assim ela irá se desenvolver. Se você começar a colocar pressão sobre ela, você vai ter o resultado oposto no final. Infelizmente, não sabemos como educar as crianças. Não nos ensiam isso, e assim nos as arruinamos.

O mesmo ocorre em relação aos adultos. Você precisa despertar os sentimentos bons e corretos numa pessoa, para louvar e elevá-la. E como ela é especial, você lhe mostra algo especial no mundo que possa elevá-la ainda mais. Então, ela vai junto com você! Você não mente para ela, porque na verdade essa possibilidade existe em cada pessoa.

Não repudie uma pessoa com a mensagem de que ela é um egoísta. É proibido fazer isso! Afinal, todos nós somos egoístas, mas se você disser a um egoísta que ele é egoísta, ele será imediatamente repelido por você, enquanto você deve entrar em contato com ele. Psicologia simples: é proibido se referir negativamente a uma pessoa. Não importa quem. Você precisa procurar a boa conexão. Isso é chamado de “sentenciar cada pessoa à balança de mérito”.

Da Convenção de Vilnius 23/03/12, Lição 1