Força Central Da Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como o ego é diferente da autoconfiança elevada?

Resposta: Na verdade, o ego não é ruim. Ele é a força central da natureza que desenvolve toda a matéria e move tudo para frente. A questão é que hoje em dia, quando somos opostos à natureza, ele se torna negativo.

Até o nosso tempo ele não era negativo. Nós avançamos, desenvolvemos a ciência, a tecnologia, a vida e as estruturas sociais e políticas. Tudo isso foi muito positivo para nós. Quanto mais desejo a pessoa tinha, maior ela era: um cientista, um inventor, um poeta, não importa o quê, mas ele fazia o desenvolvimento avançar.

Agora, porém, é o oposto. O ego tornou-se o Faraó e tudo parou; nada se desenvolve mais, mas sim está só diminuindo. Como a natureza se tornou integral, o ego está se transformando num obstáculo. Ele também deve se tornar integral.

Se algum órgão do corpo começa a pensar só em si, torna-se um tumor maligno que engole e destrói tudo à sua volta. Isso é exatamente o que está acontecendo em nossa sociedade nos dias de hoje, com o nosso planeta, com o meio ambiente.

Nós, pelo contrário, devemos estar numa conexão mútua integral, tal como o nosso corpo. Quando todas as partes da sociedade, como as partes do corpo, se reúnem num todo integral, elas precisam aprender a cooperar. Caso contrário, eles vão se destruir como um tumor maligno.

Da Convenção de Vilnius 22/03/12, Lição Preliminar