“Eu Habito Em Meu Povo”

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos combinar corretamente a internalidade e a externalidade em nosso trabalho?

Resposta: Nós ficamos confusos quando se trata do que é realmente importante e corremos de um lado para o outro. Cada vez a pessoa tem que decidir com clareza o que deve ver como mais importante. Tudo se resume à intenção: quem recebe os resultados do meu esforço? Isto é o que você deve esclarecer.

Pergunta: Nós disseminamos o tempo todo. Qual deve ser a coisa mais importante para mim aqui?

Resposta: Como dar alegria ao Criador.

Disso você pode extrair toda uma cadeia de ações intermediárias e intenções. Como você pode dar alegria ao Criador? Nós temos que compreender o que Ele quer. Ele quer a correção do vaso a fim de ser revelado nele. O que é um vaso corrigido? O que é revelado nele exatamente? A Luz de Hochma que é revelada na Luz de Hasadim. E tudo isso está no desejo geral.

Isso significa que eu preciso do desejo geral que é corrigido pela Luz de Hasadim. Então, ele se tornará o vaso no qual a Luz de Hochma é vestida. Este é o estado de Ein Sof (Infinito), do Gmar Tikun (o fim da correção).

Onde podemos encontrar esse desejo? Em todos os sete bilhões de pessoas no mundo. Onde podemos encontrar a Luz do Hasadim, a vestimenta interna? Esta sou eu quando o meu vaso atinge o nível de Hafetz Hesed e pode atrair a Luz de Hasadim para o mundo inteiro. Então, o Criador se vestirá nele.

Qual é o papel de Israel e qual é o trabalho das nações nesse processo? As nações devem desejar uma boa vida no nível do seu desenvolvimento, sem qualquer misticismo. Israel deve fornecer a todos as necessidades básicas. Israel dá a Luz de Hasadim de si mesmo e com isso permite que o Criador revele a Luz de Hochma, o que significa ser revelada a todos.

Primeiro, Israel pode levar todas as nações à primeira restrição, depois, para o nível de Hafetz Hesed que está acima do ego, e até mesmo a um estado de receber a fim de doar.

Pergunta: Suponha que eu encontre um chefe de um governo quando dissemino. Será que eu tenho que primeiro construir toda esta cadeia?

Resposta: É dito: “Eu habito em meu povo”. Deve no meio do povo e não no governo. Esta é a lei: nós temos que nos dirigir às pessoas, a fim de conseguir a correção. É impossível se dirigir somente aos cientistas, aos ricos e aos tomadores de decisão; eles não podem ser o suporte para a revelação do Criador. A “riqueza” os cega.

Entre as pessoas nós temos alguém com quem trabalhar. Nós só podemos explicar à elite de uma forma racional que vale a pena estabelecer uma educação e ensino integral na sociedade, porque isso serve aos seus interesses. Nós nos dirigimos a cada pessoa de acordo com seu desejo.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/04/12, “O Papel de Israel e do Mundo”