Uma Equipe Unida

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qualquer dinâmica de grupo passa por vários estágios. A primeira fase obrigatória é a fase da segurança. Antes que a pessoa se abra, ela precisa sentir que está num espaço seguro onde ninguém vai ferir ou humilhar.

Resposta: E o mais importante, este espaço tem que ter a qualidade conhecida como garantia mútua.

Para alcançar o objetivo, nós precisamos do apoio de todos os outros, como, por exemplo, numa boa equipe de ataque ou no exército, quando eles entram numa missão de reconhecimento e todo mundo se sente confiante no fato de que os outros vão sempre lhes dar cobertura. Você avança porque para você a sensação de “eu” já desaparece e, em vez disso, há a sensação de “nós”. Essa sensação é tão forte que nem sequer importa para você decidir se quer viver ou morrer, a coisa mais importante é implementar a idéia comum.

Quando as pessoas estão unidas através de uma idéia compartilhada, elas perdem os interesses individuais, enquanto o comum, o coletivo, começa a influenciá-las de tal forma que, por causa da execução de seu objetivo comum, a sua idéia compartilhada, elas já não se importam de que forma isso vai ser atingido por elas pessoalmente.

Se alcançarmos tal estado de união da sociedade, a pessoa sobe exatamente ao grau chamado de “Adão”. Ou seja, nós precisamos ter um objetivo que sempre estará diante de nós. Precisa ser por nós: não por uma pessoa com quem nós trabalhamos, mas por nós. Caso contrário, se nós não começarmos a lutar por este objetivo, a natureza vai nos empurrar, de forma muito dolorosa, por meio de tremendo sofrimento, em direção a ela com as suas forças coercivas. De uma forma ou de outra, no estado final, nós teremos que chegar a esta forma de comunicação entre nós, esse tipo de união.

Da “Lições sobre o Novo Mundo” # 8, 15/12/11