Minta Para Mim Para Que Eu Não Possa Ajudar Mas Acredite

Dr. Michael LaitmanConforme a sua atitude para com o seu corpo, seus desejos, você pode avaliar o seu progresso. Somente em relação a este trabalho você pode medir a sua ascensão aos níveis espirituais. Mas nós sabemos que o corpo não pode fazer o menor movimento se isso não trouxer prazer, o que compensaria o gasto energético, justificaria os custos e forneceria combustível. Como é possível forçar o corpo sem isso? A mente sequer começaria a pensar e calcular nessa direção. Nenhum movimento interior emerge nos desejos do coração.

O próprio corpo humano não pode se mover, porque tudo é determinado pelo desejo que deve ver a satisfação à frente. Como nós podemos fazer os movimentos que não trazem satisfação para o nosso egoísmo, que são chamados de “dar” (Lishma)? É impossível!

Como podemos conseguir pelo menos nos aproximar disso? É impossível se aproximar, exceto trapaceando! Para fazer isso, nós podemos usar a influência do ambiente ou outras influências externas, o que desperta em nós “a inveja, a luxúria e a honra, que tiram a pessoa do mundo material” e trazem uma satisfação egoísta para o corpo. Assim, ela não tem escolha, exceto se mover.

No entanto, qualquer mudança só é possível através da Luz circundante. Esta Luz chega até nós, mesmo quando agimos por motivos egoístas. É claro que não podemos nos mover de outra forma. Entretanto, se eu quero agir supostamente em prol do meu prazer, então a Luz circudante vem e me aproxima dele.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 18/01/12, Shamati # 108