Justiça Social: Possível Apenas Como Uma Grande Família

Dr. Michael LaitmanEm todo o mundo existem chamamentos pela justiça social. Nós, de nossa parte, devemos explicar às pessoas que é impossível impor artificialmente a justiça social. A divisão padrão de recursos, como eles fazem na previdência social, não vai ajudar. Por exemplo, é impossível comparar um milionário que recebe mil dólares pelo terceiro filho com uma família pobre que recebe mil dólares pelo terceiro filho. Isso é justiça?

Como o Baal HaSulam explica, a medida da verdade não nos permite alcançar a justiça. Se você dividir as coisas igualmente entre todos, não haverá igualdade. Então, como podemos resolver este problema?

A fim de fazer isso, nós precisamos ser como uma família. Na família não há igualdade, mas todos recebem a sua parte porque tratamos a todos com amor. Quando eu amo a todos, eu posso ajudar um em detrimento de outro. Assim eu atuo de acordo com o princípio da garantia mútua, e por isso eu atuo de forma justa. Simplesmente não há outra maneira.

Isto é o que nós temos que transmitir gradualmente às pessoas. Afinal de contas, a sociedade de hoje é mais sensível do que nunca à desigualdade, incluindo setores que não muito tempo atrás estavam muito longe disso. Em cada país há uma abundância de razões para a insatisfação, e a única maneira de ter sucesso é educar as pessoas sobre a união. De acordo com o nível de conexão, as pessoas vão chegar a um acordo social sobre como dividir os recursos, graças à sua simpatia para com os sofrimentos dos outros.

Será que você pode pedir habitação barata para si mesmo quando os outros não têm nada para comer? Afinal de contas, nós temos uma “torta” comum, que não é suficiente para suprir todas as demandas. Então, se nós não unirmos as pessoas numa família, não vamos chegar a nada.

Então, nós seremos capazes de explicar que o mal atual é realmente para melhor: ele nos permite corrigir a nós mesmos e avançar na direção do bem. Afinal, graças à cooperação mútua nós vamos mudar e começar a compartilhar os recursos da mesma forma que é feito na família. Então, nós não vamos precisar nos voltar para o governo, que não vai ajudar com suas migalhas imaginárias de qualquer maneira. Há apenas uma solução: a união das pessoas.

Da 3a parte da Lição Diária de Cabalá 17/01/12, “O Estudo das Dez Sefirot