Você Está No “Burro”, Ou O “Burro” Está Em Você?

“Introdução do Livro do Zohar“, o artigo “O Condutor do Burro” “Item 85: Rabi Elazar e Rabi Aba desceram de seus burros e beijaram o condutor do burro. Eles disseram: “O que é toda esta sabedoria que está em sua mão, enquanto você dirige nossos burros? Quem é você? “Ele lhes disse:” Não pergunte quem eu sou, mas eu e você devemos andar e se envolver com a Torá, e cada um deve dizer palavras de sabedoria para iluminar o caminho.

Pergunta: O “condutor do burro”, aquele que dirige por trás, é um passo necessário no nosso caminho, ou ele pode também andar na frente do burro?

Resposta: Isso muda de acordo com a atitude do homem. No começo, ele vai em frente, e seu “burro” vai por trás. E então, ele entende que avança através de seu “burro” e não por conta própria, e esse caminho inteiro consiste em transferir o “burro” de um nível para outro com a ajuda do ponto do “humano” dentro dele. Então o “burro” se torna importante.

Uma pessoa pode facilmente dominar este caminho uma vez que o “humano” é um ponto de Bina,um ponto no coração. Se este ponto não está nela, ela pode facilmente se elevar, uma vez que veio especificamente para tomar tudo, o ego, o “burro”, Malchut, o desejo de receber prazer, e transferi-lo para cima.

É por isso que o que importa não são as duas pessoas, os sábios caminhando pela estrada que o Zohar descreve, mas o “burro”, com toda sua carga. E se assim for, então “o condutor do burro” é importante. Estas duas mensagens são apenas um ponto tentando atingir a meta. Doação, é importante, e este é todo o livre arbítrio do homem, o começo do trabalho que ele concorda com, a sua direção. Mas a realização deste trabalho só acontece através do “condutor-motorista”.

Se eles não empregarem a Torá (a Luz que Reforma) para adquirir uma conexão com a força superiora que desce para conduzir o seu ego, eles não corrigirão seu caminho, e eles não evoluem. Em outras palavras, eles estudam a Torá no mesmo “burro”, com sua carga inteira pesada, com a ajuda do “motorista do burro”.

Acontece que o “motorista do burro” ensina como andar, onde abordar e como. Ele torna-se especificamente o professor dos sábios, e não do “burro”. E é por isso que eles podem subir.

Esta é a inclusão mútua de Bina e Malchut. No começo eu acho que o mais importante é estes dois sábios (o “humano” dentro de mim que precisa subir). Então eu começo a observar que esse “humano” é apenas necessário para trazer o “burro” do pé da montanha para o Criador, o palácio.

Então eu entendo que o que mais importa é o “condutor do burro”, e ele deve me ajudar a levar o “burro”. Por conseguinte, eu percebo que eu preciso do “condutor do burro” para que ele possa me ensinar.

Esta é a forma como os seus papéis e a importância de cada um deles mudam. Mas no final tudo se junta: Você vai no “burro”, o “burro” vai em você, e tudo funciona fora.

[32399]

Da 2a. parte da Lição Diária da Cabala de 10/01/2011, “Introdução do Livro do Zohar “, o artigo” O Condutor do Burro”

Material Relacionado:
O Condutor De Burros
Sábado À Noite