Cabalistas Sobre a Torá e Seus Mandamentos, Parte 36

Caros amigos, por favor, façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Os comentários entre parênteses são meus.

613 Sugestões e 613 depósitos

Em vários lugares no Zohar, ele menciona os 613 Mitzvot como “613 conselhos” [de como corrigir o Kli] e em muitos outros lugares no Zohar, ele menciona os 613 Mitzvot como “613 depósitos” [as luzes que devem entrar no Kli corrigido]. Isto é assim porque em primeiro lugar, deve-se manter a Torá e os mitzvot, a fim de aperfeiçoar seu corpo [do próprio egoísmo] e aumentar a sua alma [a aspiração de doação e amor].

Naquela época, as 613 mitzvot eram como 613 conselhos [esse tipo de correção] para ele, “sugestões” através das quais, gradualmente aperfeiçoam e são concedidas antes da vinda do Rei [elevar-se acima do egoísmo], e recebe a Luz no seu rosto. Isto porque ao mantemos a Torá [atraímos a Luz] e Mitzvot [613 desejos egoístas corrígidos] e gradualmente os purificamos [do egoísmo natural], até que ele seja recompensado com a Luz do rosto do Rei [o universal, propriedade geral de doação e amor]. [Caso contrário, não há usos de suas ações].

Também está escrito de forma semelhante no Gemarah: “O Criador não se importa se abatemos pela garganta ou pela parte de trás do pescoço [ou seja, ações mecânicas e por si só não exercem qualquer significado]? Pelo contrário, recebemos a Torá e mitzvot apenas para purificar Israel [aqueles que se esforçam para que o Criador, a propriedade de “amor ao próximo como a ti mesmo ‘].”

Entretanto, depois que a pessoa tenha sido suficientemente purificada [de desejos egoístas] e merece a Luz do Rei, enfrenta [a propriedade de doação], seus olhos e a alma [a vontade de doar] se abre e ela deve atingir [em si], as 613 Luzes Sagradas encontradas nas 613 Mitzvot [desejos corrígidos]. Trata-se de Seu Santo Nome [realização deste], as que ela pode alcançar.

Ao manter cada uma das Mitzvot [corrigindo cada desejo], toma-se [recebe nele], a parte da Luz depositada no Mitzva já que o Mitzva é um Kli (vaso) [desejo], onde a Luz está vestida, o que significa um nome Santo [Sua propriedade individual] que pertence especificamente a esse Mitzva. Este é o significado do “O Mitzva é uma vela e a Torá-Luz.” Naquele tempo, ele chama os 613 Mitzvot. “613 mandamentos (depósitos).”

– Baal HaSulam, “Introdução ao livro, Da Boca de um Sábio”[35834]