Não Sofra, Mas Aproveite!

Pergunta: Você disse discernimentos internos que começam antes mesmo do Machsom. Mas o que devo discernir se eu ainda não adquiri a qualidade de doação e estou totalmente imerso na minha vontade de ter prazer?

Resposta: É precisamente antes do Machsom que você deve perceber o quanto você deseja tudo na vida apenas para seu próprio bem. No entanto, estes discernimentos são feitos com a ajuda da Luz.

Eu verifico constantemente. Estou fazendo isso por mim ou para o bem dos outros? Eu faço isso em relação a todos e em todas as direções. Estou constantemente discernindo o que os meus pensamentos e os meus cálculos são: “Eu odeio ele, mas eu tenho que vencer isso porque o meu ódio vem do meu ego, minha vontade de prazer. Mas se eu subir acima do meu ego na intenção de doação, então eu vou começar a amar essa pessoa e agir para o bem dela. Mesmo que isso evoque sensações negativas dentro da vontade de prazer, na minha intenção, vou sentir que tenho ascendido à santidade e à doação. “Esses discernimentos ocorrem constantemente antes do Machsom.

Tente aproveitar o fato de que você está pisoteando o seu ego. Poderíamos pensar que isso é masoquismo, um distúrbio psicológico. Mas não é um transtorno, pois, ao mesmo tempo, vocês estão unidos com a sua futura qualidade interior de doação, que é boa. Você se identifica com essa nova qualidade.

Isso não quer dizer que você gosta de sofrer. Não! Você gosta de estar dentro dessa nova qualidade de doação e, portanto, tentar subir acima da sua vontade de desfrutar. Mesmo que você sofra no seu interior, você ainda desfruta da qualidade de doação. E depois de fazer o discernimento, de repente você sente: “Não há absolutamente nenhuma razão para eu sofrer! Pelo contrário, eu torno a minha vontade de desfrutar na vontade de doar, e isso permitiu-me subir ainda mais!

“Isto não é simples. Mas em virtude de diversas ações isso acontece. Em qualquer caso, o prazer é um sinal de que uma ação chegou a conclusão: ou na recepção, Klipa, ou em santidade, doação. De qualquer maneira, o prazer tem que acontecer como a conclusão. Desfrutamos em qualquer caso, porque o objetivo da criação é desfrutar.

Da 4a. parte da Lição Diária de Cabala de 1/20/2011,  “A Qualidade da Sabedoria Oculta – em Geral”

Material Relacionado:
Aprendendo A Usar O Faraó
Uma Barreira Psicológica No Caminho Para A Doação