Deixe Que O Zohar Leve Você Às Profundezas Da Sua Alma

O Zohar fala sobre uma pessoa, dentro da qual o mundo inteiro está situado. Essa pessoa é cada um de nós. Quando estudamos a percepção da realidade na Cabalá, aprendemos que tudo que sentimos existir fora de nós está na verdade dentro de nós.

Todo esse enorme mundo, incluindo o nível inanimado da natureza, plantas, animais, e as pessoas ao nosso redor, estão na verdade dentro do homem. Todas essas coisas são qualidades e forças da alma da pessoa que parecem existir fora dela, mas na verdade estão dentro dela.

Na medida em que a pessoa se desenvolve, o quadro inteiro do mundo, que ela vê fora dela, começa a parecer mais e mais ilusório. Assim, nosso mundo é chamado um mundo irreal ou imaginário, e toda nossa realidade é chamada um sonho.

Por exemplo, agora mesmo nós estamos lendo a história sobre José que está localizada no Egito junto com o Faraó, e sobre como os irmãos de José vieram e ele os recebeu. Enquanto lemos isso, temos que entender que estamos falando sobre as forças da nossa alma, que existem dentro de cada pessoa nesse mundo não importando o gênero, a idade ou a nacionalidade.

As mesmas forças existem em cada um de nós porque o Criador criou um enorme desejo de obter prazer que consiste de dez Sefirot, cada uma das quais, por sua vez, inclui mais dez Sefirot, e assim por diante até o infinito. Esse desejo se quebra e se separa em uma tremenda multidão de partes que estão afastadas umas das outras. Elas são almas separadas, onde cada um de nós contém sua alma pessoal dentro de si.

Assim, quando lemos no Zohar, a descrição de algo que aparentemente ocorre fora de nós, como um evento histórico, descrições da natureza, pessoas, e animais, temos que tentar interpretar tudo isso no nível interno. Todas essas histórias falam sobre o que acontece dentro de mim – as forças da minha alma, meus desejos e qualidades, que estão em oposição entre si ou conectados entre si através de certas relações e cálculos.

Eu preciso entrar e estudar esse sistema interno da minha alma porque ao aprender e entendê-lo, começarei a ver as qualidades e forças do Criador, através das quais Ele me influencia. Eu O verei dentro de mim, ativando todas as minhas forças.

Assim, quando lemos O Zohar precisamos nos concentrar dentro de nós mesmos, tentando ver as forças da nossa alma por trás de cada palavra.